Subscribe:
.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Polícia de PE prende 10 e desarticula grupo suspeito de tráfico e homicídios em Casinhas, Surubim e Santa Cruz do Capibaribe

Outros onze detentos do estado são suspeitos de integrar a quadrilha. Eles atuavam em Surubim, Casinhas e Santa Cruz do Capibaribe, Agreste
Gestor do Departamento de Repressão ao Narcotráfico, Sérgio Ricardo (último da esquerda para a direita), comandou as investigações (Foto: Débora Soares/G1)
Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, nesta quinta (30), dez pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e homicídios nos municípios de Surubim, Casinhas e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do estado. As investigações da Operação Casa Três começaram em março deste ano, após um triplo homicídio no limite dos municípios de Surubim e Casinhas. Na ocasião, um agricultor de 72 anos e suas filhas gêmeas, de 35, foram assassinados.

Além dos dez suspeitos detidos, outras onze pessoas, que já cumpriam penas no sistema carcerário, foram identificadas como integrantes do mesmo grupo criminoso. De março até outubro, mais dez pessoas foram presas, totalizando 31 suspeitos localizados, que têm entre 18 e 79 anos. Dessas dez, três foram soltas após pagarem fiança.

O líder da quadrilha, um homem de 20 anos, suspeito de ter executado o triplo homicídio e ser o responsável por três outros assassinatos, foi detido em 17 de outubro, no Aeroporto Internacional do Recife. Ao ser abordado pelos policiais, ele usou documento falso e tentou se passar por outra pessoa. Ele vai responder por homicídio, tráfico de drogas, falsidade ideológica e uso de documento falso.

"O homem preso no aeroporto era o grande líder da quadrilha, que tinha articulações em São Paulo e em Minas Gerais”, afirmou o gestor do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Dnarc), Sérgio Ricardo. Ele acrescentou que a mãe do homem apontado como líder da quadrilha também foi detida. Conforme as investigações, ela fazia a distribuição das drogas para integrantes do grupo em Surubim. Os homens detidos na operação foram levados à Penitenciária de Limoeiro, no Agreste. Já as mulheres seguiram para a Colônia Penal do Recife.

Desde março até esta quinta, a operação ainda recolheu 63 kg de maconha, 1,05 kg de crack, 1,19 kg de cocaína, quatro veículos, quatro armas de fogo, munições de diversos calibres, pólvoras e projéteis. A polícia ainda realiza diligências no Agreste em busca de dois foragidos. Participaram da ação 72 policiais civis, coordenados pela Diretoria Integrada de Polícia Especializada.