Subscribe:
.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Blogueiros e ativistas digitais se reúnem em Casinhas

Foto: Mário Andrade/Divulgação
Do Blog de Dimas Santos
charlesnasci@yahoo.com.br

O aprazível Oasis Camp Club, situado no Povoado de Lagoa de Pedra, município de Casinhas, no Agreste Setentrional de Pernambuco, sediou na manhã de sábado (24) mais um bate-papo informal promovido pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco – Ablog – PE com os produtores de mídias digitais desta microrregião, para debater a atual situação da blogosfera pernambucana.

O encontro foi comandado pelos blogueiros Lissandro Nascimento, presidente da Ablog-PE, Lúcio Cabral (Bom Jardim) e Charles Nascimento (Casinhas), com as participações de Inácio Amaro (Blog Tambor Informa, Vertente do Lério), Fábio Cabral (Surubim Notícias), Dimas Santos (João Alfredo), Melqui (iSurubim), Sérgio Ramos (Vertente do Lério), Florisvaldo Barbosa (Casinhas), Marcílio Costa (Num Chute Só, Surubim), Edinho Soares (Orobó), Luís Duarte (Orobó), Luís Fernando Germano (Negócios e Informes, Surubim) e Agaci Soares (Casinhas).

Na qualidade de anfitrião, Charles Nascimento deu boas vindas aos blogueiros e agradeceu o apoio recebido da Ablog-PE e da Prefeitura Municipal de Casinhas, para a realização do encontro preparativo para o congresso da categoria que será realizado em março no Recife. A prefeita Rosineide Barbosa foi representada pelo assessor municipal Agaci Soares, que explicou a ausência da chefe da edilidade casinhense.

Na oportunidade, Lissandro e Lúcio Mário apresentaram a importância dos blogs e sites, web tv e rádio web, principais veículos da mídia alternativa. Também foram enfocados os objetivos da Ablog-PE e os esforços junto à Assembleia Legislativa de Pernambuco visando a aprovação de um projeto-de-lei, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), que visa democratizar valor não inferior a 5% das verbas publicitárias dos três poderes do Estado para a mídia independente.

Também foi ventilado o reforço às denúncias contra a perseguição à blogosfera e aos ativistas digitais, que cresce através de agressões físicas, ameaças e, principalmente, por meio da censura pela via judicial. O blogueiro Edinho Soares, por exemplo, frisou que já foi alvo de vários processos motivados por matérias veiculadas em seu blog. O encontro foi revestido de muita interação e confraternização. Dispensa falar o quanto tudo foi proveitoso e prazeroso para todos e regado a muita risada, além da troca de informações.