Subscribe:
.

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Qual a cor do vestido que parou a internet?

A postagem em um Tumblr fez a internet parar e discutir a cor de um vestido
Google Imagens/Reprodução
De O Povo Online
charlesnasci@yahoo.com.br

A internet parecia só ter um assunto na noite de quinta-feira, 26: qual a cor do vestido? Branco e dourado ou azul e preto? A polêmica surgiu em um post resgatado pelo site Buzzfeed de uma postagem no Tumblr discutindo a cor de um vestido fotografado em uma festa de casamento. O post foi publicado às oito da noite e pouco tempo depois já tinha 20 milhões de visualizações. O Buzzfeed chegou a ter mais de 600 mil pessoas acessando ao mesmo tempo, um recorde histórico. Muitas pessoas viam claramente branco e dourado, outros, azul e preto.

Explicação

Existe uma explicação científica para entender a divergência. A cor percebida depende da sensibilidade da luz do observador. Mas também existe uma resposta definitiva para a questão: o vestido é azul e preto. O fenômeno óptico envolvido na discussão é a ilusão de luminosidade. Isso porque o olho humano enxerga com a luz natural. Tudo que vemos passa por um processo de adaptação ocular em que tentamos "descontar" a influência da luz natural, ou seja, do alaranjado das manhãs, do dourado do meio-dia, do azulado da tarde Só assim chegamos a cor próxima ao real.

Segundo o neurocientista Bevil Conway, que estuda a visão, "o que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia". Ou seja, as pessoas que descontam o lado azul, do vestido, percebem a peça como branca e dourada, as que descontam o lado dourado, do fundo da imagem, enxergam azul e preto.