Subscribe:
.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CARNAVAL 2016 I Casinhas articula nova participação em desfile que homenageará Miguel Arraes na Marquês de Sapucaí, no Rio

Logomarca da Unidos da Vila Isabel para o samba-enredo ""Memória do 'Pai Arraia': um sonho pernambucano, um legado brasileiro" (Imagem: Divulgação/Reprodução)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Há exatos 13 anos atrás, em agosto de 2001, os principais jornais de Pernambuco começaram a estampar em suas páginas a notícia da homenagem que a Império Serrano faria, no Carnaval do ano seguinte, ao escritor Ariano Suassuna, no Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Na época, um grupo formado por 45 foliões da cidade de Casinhas pegou a estrada num ônibus e viajou mais de 2.260 km para participar do desfile. 

O grande feito deveu-se à mesma pessoa que volta a articular nova participação do município no maior espetáculo popular do planeta, o ex-vereador e agitador cultural Walter Borges. Desta vez, a escola de samba em questão é a Unidos da Vila Isabel, cujo tema de enredo para 2016 será "Memória do 'Pai Arraia': um sonho pernambucano, um legado brasileiro", que prestará uma homenagem — a sugestão foi do cantor Martinho da Vila  ao centenário do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes. O fio condutor do enredo será a história do politico nos anos 60, antes de ele ser deposto pelo Golpe Militar. A seca nordestina e o Carnaval pernambucano também serão mapeados na apresentação da agremiação carioca, que planeja desfilar com 3 mil componentes, 30 alas e 6 carros alegóricos.

ARTICULAÇÃO  Na última sexta-feira (21), o ex-vereador Walter Borges e o editor do Blog MAIS CASINHAS, Charles Nascimento, se reuniram em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, com o produtor executivo da escola de samba Unidos da Vila Isabel, Alexandre Maomé, para discutir a possibilidade da participação de 40 foliões de Casinhas no desfile que homenageará o ex-governador Miguel Arraes no Carnaval do próximo ano. "A escola demonstrou total interesse em contar com a nossa presença na Marquês de Sapucaí, afinal de contas, Casinhas faz parte da história de doutor Arraes. Foi ele quem assinou, em 1995, a lei estadual que emancipou o distrito até então pertencente a Surubim. Através do seu governo, a luz elétrica chegou aonde não existia, cobrindo 100% da nossa zona rural. Sua única visita ao município, na campanha de 1998, ficou marcada na história do lugar", relembra Walter Borges.

Durante a conversa, Alexandre Maomé disse que marcou o encontro com Borges orientado pelos dirigentes da escola. "A direção, realmente, me pediu para estabelecer este contato com Casinhas. A escola está de portas abertas e vocês podem contar comigo no que for preciso para garantir a participação da cidade no desfile. A expectativa é muito grande com relação ao enredo e estamos muito confiantes. A Vila Isabel promete surpreender e entrará na avenida pra ganhar! Vamos com tudo pra conquistar o título de campeã em 2016", afirmou. Ao final, ficou marcado um novo encontro para acerto de detalhes, provavelmente ainda esta semana, entre ele e a diretora de Projetos da Vila Isabel, Sandra Arueira, com a prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa. "Sandra virá ao Recife na próxima quarta-feira e, dependendo da disponibilidade dela, nós faremos uma visita a Casinhas", finalizou Maomé.