Subscribe:
.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Câmara de Casinhas lotada durante encerramento do I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional

A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, avaliou como bastante positivo resultado do seminário sobre cajucultura organizado pela Embrapa que aconteceu esta semana em Casinhas e Surubim (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

EM PROL DA CAJUCULTURA — Cajucultores, líderes comunitários, estudantes, parlamentares e curiosos lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Casinhas por ocasião do encerramento do I Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional, ocorrido na manhã desta quarta-feira (25). Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) — responsável pela organização do evento, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura —, que vieram do Estado do Ceará exclusivamente para explanar sobre a nova alternativa para o soerguimento econômico da região, ministraram palestras e minicursos para a população durante dois dias.

A programação em Casinhas constou de palestras com os técnicos cearenses Antônio Teixeira e José Edilson. Em seguida, os participantes do seminário se dirigiram até o centro da cidade onde puderam participar de mini-oficinas sobre o processamento do caju na unidade móvel da Embrapa Agroindústria Tropical. "Estamos dando o pontapé inicial no processo de inserção da cajucultura aqui em Casinhas", salientou um dos técnicos da empresa.
Primeiro dia do Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional , em Surubim, atraiu grande público (Foto: Agaci Soares/Divulgação)
A abertura do evento aconteceu na última terça-feira (24), no Auditório Naércio Pessoa, da EREM Severino Farias, na vizinha cidade de Surubim, também com o registro de um grande público, além das presenças do secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota, do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, e de vários prefeitos, vereadores e secretários da região. "Destacamos a importância de se retomar a produção da cultura do caju em Pernambuco, que já foi bastante representativa do ponto de vista econômico. Por isso, anunciamos essa retomada com muita satisfação e compromisso. Vamos mostrar que é possível desenvolver a cultura nessas regiões, a partir de pesquisas, uso de tecnologia e assistência técnica, com foco não apenas na produção, mas sobretudo na comercialização", afirmou o secretário.
Nilton Mota participou da abertura do seminário, no auditório da EREM Severino Farias, em Surubim (Foto: Carlos Galhardo/Reprodução)
Ainda de acordo com Nilton Mota, o projeto, a ser executado pelo IPA, tem investimentos da ordem de R$ 162.573,40, aplicados na instalação de 72 Unidades Demonstrativas da cultura. Será implantado em 23 municípios, em comunidades que possuam características de solo, clima e altitude adequadas ao plantio da cultura, beneficiando um total de 1.400 famílias rurais. Confira, no vídeo abaixo, o pronunciamento na abertura do evento do secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota:

     

Quem também fez questão de acompanhar cada momento da ampla programação do evento foi a prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa. "Casa cheia em Casinhas com a presença dos nossos cajucultores. Em Surubim também tivemos um bom quantitativo de pessoas com o interesse de resgatar a cajucultura nos municípios da região. O balanço foi muito positivo, ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado geral do evento", comemorou a gestora.

A prefeita também destacou a visita que fez com técnicos da Embrapa às comunidades rurais do Catolé, Lagoa Escondida e Areia de Chatinha com o objetivo de identificar o local apropriado para instalação de um Jardim Clonal. "Estivemos nessas comunidades e os técnicos ficaram muito entusiasmados com o nosso solo, com a nossa qualidade de trabalho, com o desejo que nós temos em fazer um município maior e melhor", contou. Veja imagens do seminário, captadas pelo colaborador do nosso Blog, o fotógrafo Mário Andrade:
Participantes do seminário conhecendo mais sobre o processamento do caju na unidade móvel da Embrapa (Fotos: Mário Andrade/Divulgação)