Subscribe:
.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

SURUBIM: 30 anos do assassinato de Evandro Cavalcanti serão lembrados no Sítio Tabu

Segundo a polícia, Evandro foi morto porque fazia
a defesa de posseiros em propriedades rurais de 
Casinhas (Foto: Reprodução/Internet)
Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Os 30 anos do assassinato do advogado Evandro Cavalcanti serão lembrados nesta quinta-feira (23), no Sítio Tabu, zona rural de Surubim. Segundo os organizadores do evento, a programação terá início às 9h com uma missa concelebrada pelos padres Inaldo Silva, Limacedo Antonio, Raimundo Barbosa, João Santana e Severino Fernandes. Após a cerimônia religiosa haverá um ato público.

"O local será o Sítio Tabu porque foi lá que Evandro conseguiu a primeira desapropriação de terras para a reforma agrária", explica o sindicalista Israel Crispim, diretor de políticas para a 3.ª idade da Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco). Além do ato na zona rural de Surubim, a vereadora Ivete Ramos (PT), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, avalia a possibilidade de uma sessão solene na Câmara de Vereadores, para homenagear o advogado. "Vou conversar com o presidente Fabrício Brito sobre o assunto. Acredito que todos os vereadores vão concordar, pela importância que Evandro teve para toda a região", afirmou.

Evandro Cavalcanti foi assassinado, aos 38 anos, com oito tiros de revolver, na manhã do sábado, 21 de fevereiro de 1987, na Rua Oscar Loureiro, no bairro da Cabaceira, quando seguia com a esposa e uma das filhas para uma reunião na sede do sindicato. Segundo o inquérito policial, o crime foi encomendado por fazendeiros e teve como motivação a defesa que o advogado fazia de posseiros em propriedades rurais de Casinhas. O assassinato repercutiu nacionalmente. O sepultamento reuniu milhares de pessoas. Evandro também foi vereador de Surubim, candidato a deputado estadual e a prefeito do município, não obtendo êxito nessas duas últimas eleições.