Subscribe:
.

domingo, 23 de julho de 2017

CASINHAS: Explosão Nordestina é bicampeã no 29° Festival de Quadrilhas do Diogo

Explosão Nordestina, da cidade de Frei Miguelinho, no Agreste, vence o Festival do Diogo pelo segundo ano consecutivo (Foto: Douglas Fagner/Divulgação)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A junina Explosão Nordestina, da cidade de Frei Miguelinho, foi a grande campeã do 29° Festival de Quadrilhas do Diogo, no município de Casinhas. A quadrilha venceu o concurso pelo segundo ano consecutivo defendendo o tema "Pernambuco, o Coração do Nordeste". No resultado final, a Explosão obteve 65.3 pontos, enquanto a segunda colocada, Zabumba, de Camaragibe, obteve 63 pontos e a terceira, Sulanca, de Santa Cruz do Capibaribe, 62.5 pontos. À propósito, o espetáculo deste ano da Explosão Nordestina contou em seu elenco com a participação de vários jovens casinhenses.
Fotos: Douglas Fagner/Divulgação
Este ano, cada um dos sete jurados ficou responsável pela avaliação individual de nove quesitos. O júri foi formado por Janaína Barbosa (Coreografia), Sueli Diniz (Música), Ricardo Barbosa (Marcador), Gilda Peixoto (Entrada), Padre Valdemir (Tempo), Betânia Leal (Vestuário, Alegorias e Adereços) e Edjalma (Casamento). Nos intervalos de cada apresentação, também foram prestadas algumas homenagens às moradoras Dona Irene (Vila Chêus) e Dona Isaura (Santa Luzia) e aos moradores já falecidos Zé Sales (Diogo) e Zé de Bastiana.
Fotos: Douglas Fagner/Divulgação
A abertura do evento contou ainda com apresentações de um grupo de dança do programa "Minha Casa Minha Vida", da cidade de Surubim, e do Grupo Nova Geração, da comunidade do Diogo. A apresentação do concurso ficou a cargo do locutor oficial da Prefeitura de Casinhas, Gerrard Vasconcelos. O evento também contou com uma transmissão experimental ao vivo feita pelos blogueiros Dadal Casinhas e Charles Nascimento. No palco principal, shows com o poeta Klebson Oliveira e os cantores Pessoa do Nascimento e Israel Filho.
Com quase três décadas de existência, o Festival de Quadrilhas do Diogo organizado pelo casal Walter Borges e Jane Farias é um dos mais antigos e tradicionais eventos juninos do Agreste Setentrional de Pernambuco. Além do patrocínio oficial do Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundarpe, e da Prefeitura Municipal de Casinhas (João Camêlo), o evento também contou com o apoio do chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos, do deputado federal Danilo Cabral, do deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Agricultura, Nilton Mota, do empresário e ex-vice-prefeito de Orobó, Dui do Bujão, e das prefeituras de Surubim (Ana Célia), Santa Maria de Cambucá (Robevan).
"A cada ano a festa nos surpreende pelo grande público presente e animado. Este ano, aliás, tivemos um diferencial: o horário do concurso e dos shows se iniciou pontualmente às 20h. Os dois polos com atrações belíssimas. Como sempre, gostamos e apreciamos a cultura nordestina e estamos imensamente felizes e agradecemos, principalmente, a Deus, e a todas às pessoas que nos apoiaram mais uma vez na realização do festival, que também foi abrilhantado com atrações muitos especiais, como o nosso poeta Klebson Oliveira, Pessoa do Nascimento e o grande cantor caruaruense Israel Filho", declarou, aqui para o Blog MAIS CASINHAS, Jane Farias.
Fotos: Douglas Fagner/Divulgação