Subscribe:
.

sábado, 16 de setembro de 2017

CASINHAS: Família Pereira comemora sucesso da I Corrida e Caminhada Ecológica do Diogo

Imagem: Adriano Jailton/Divulgação
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Com grande sucesso de animação e participação, foi realizada na manhã deste sábado (16) a I Corrida e Caminhada Ecológica do Diogo, no município de Casinhas. O evento, que teve a participação de mais de 40 pessoas, foi organizado pela tradicional Família Pereira com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e de promover um momento de confraternização entre os moradores da comunidade. A largada foi às 7h45, saindo do pátio da Escola Nossa Senhora de Fátima, num percurso de aproximadamente 5 km, que atravessou a comunidade do Diogo 2 em direção à Rua do Açude, passando pelas imediações da Igreja São Marcelino Champagnat, em Surubim, e retornando pelo corredor da Fazenda Beira Rio até o local da chegada.
O evento contou ainda com o apoio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Casinhas, que acompanhou os atletas durante o percurso. "Foi realmente muito interessante e me surpreendeu a participação de tantas pessoas. O percurso foi muito bom e essa foi apenas a primeira corrida de muitas que virão. Foi também um momento de confraternização, onde as pessoas participaram com muita alegria, disposição e saúde e ficamos todos muito felizes", comentou o idealizador do evento, João Pereira.
O pastor, blogueiro e ex-vereador de Casinhas, Florisvaldo Barbosa, também participou e acabou chegando em segundo lugar na corrida. "Na verdade, não tivemos vencedores nem perdedores, porque foi um momento de confraternização mesmo. Mas o nosso amigo Zé Mário 'Broder' acabou chegando em primeiro, eu em segundo, e Ademilson Silva em terceiro lugar. Foi um circuito ecológico, muito bem marcado pelos organizadores. Gostei muito da corrida e quando vi a divulgação, fiz questão de também vir participar. Uma manhã de sábado gostosa, com o tempo nublado, e nada melhor do que um momento como esse pra incentivar as pessoas a abandonar o sedentarismo e praticar atividades físicas", disse Florisvaldo.
"Foi uma surpresa pra todo mundo, porque a gente achava que seria uma caminhada simples, com uma participação mais familiar mesmo, mas aí vários moradores e amigos do Diogo e da Vila Chêus vieram participar, o que tornou o evento ainda muito mais especial. Apesar do improviso, todo mundo curtiu bastante. Tivemos o prazer de andar aqui pelos interiores da comunidade, porque a gente só costuma andar pela estrada principal e acabamos também matando a saudade daquele tempo em que a gente caminhava por esses locais com latas de água na cabeça e pudemos notar que o Diogo está crescendo muito", contou Antônio Júnior, outro membro da Família Pereira, que veio de Brasília para participar do evento.

ASSISTA, NO VÍDEO ABAIXO, O MOMENTO DA LARGADA:

         

"Foi muito melhor do que o esperado, com uma boa participação e acho que a gente acabou plantando uma sementinha, mostrando que não precisa ter um evento especial para poder abandonar o sedentarismo e praticar atividades físicas nem que seja uma vez por semana, e apresentando aí esse circuito ecológico que fizemos, que dura, no máximo, uma hora", disse o professor de Educação Física e maratonista Ademilson Silva, que veio da Bahia para também participar do evento.
Representando as mulheres participantes da corrida, a ex-secretária executiva do Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE), Margarida Pereira, mais conhecida como "Ilda", também destacou a importância da prática de atividades físicas. "Fico muito feliz quando vejo as pessoas da comunidade aderindo à prática de exercícios físicos, independentemente do evento de hoje. Quanto mais caminhadas, mais saúde a população vai ter", destacou Ilda, que, aliás, já participou de seis edições da tradicional Caminhada de Santo Amaro, um percurso de 160 km feito a pé entre as cidades de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e Taquaritinga do Norte, no Agreste.
Imagens: Adriano Jailton/Divulgação
"Gostaria de agradecer a todos os participantes, ao Samu da cidade de Casinhas, aos blogueiros que fizeram a cobertura, e ao meu sobrinho Adriano Jailton que colaborou muito conosco, inclusive documentando todo o evento. O percurso foi ainda mais interessante porque foi quase todo 100% ecológico e que eu faço questão de recomendar a todas as pessoas da nossa região. Ano que vem teremos de novo e contamos com a presença de todos", salientou Antônio Pereira, outro membro da família que veio de São Paulo para participar do evento.

ASSISTA UM BATE-PAPO COM ATLETAS E ORGANIZADORES AO FINAL DO EVENTO: