Subscribe:
.

domingo, 15 de abril de 2018

ELEIÇÕES 2018: Da cadeia, Lula continua a liderar corrida presidencial, diz Datafolha

Segundo nova pesquisa, 30% dos eleitores do ex-presidente votariam em quem ele indicasse, enquanto 10% talvez votassem
Ex-presidente Lula no dia da prisão
(Foto: André Penner/Reprodução)
De CARTA CAPITAL
charlesnasci@yahoo.com.br

Mesmo preso, o ex-presidente Lula lidera a corrida presidencial para as eleições. Dados divulgados pelo Datafolha neste domingo (15) mostram que Lula tem 31% das intenções de votos. Além disso, 30% dos entrevistados disseram que votariam em alguém indicado pelo ex-presidente, caso ele fique impossibilitado de concorrer às eleições e 16% talvez. Entre os apoiadores de Lula, 66% votariam em candidato indicado por ele e 21% talvez.

A pesquisa, realizada entre a quarta-feira 11 e a sexta-feira 13, com 4194 entrevistas em 227 municípios, ainda mostrou a situação eleitoral dos pré-candidatos em alguns possíveis cenários. Em um deles, com Lula candidato, Temer fora da disputa e o MDB lançando Meirelles, Lula lidera com 31% das intenções de votos, seguido por Jair Bolsonaro (PSL) com 15% e Marina Silva (Rede) com 10%. Em um segundo cenário, com Lula candidato, Temer buscando a reeleição e Meirelles fora da disputa, o cenário em nada se altera, mantendo-se as intenções de voto.

Uma terceira possibilidade, seria a de Lula seguir como candidato sem a participação de Temer, Meirelles, Rodrigo Maia e Flavio Rocha na disputa eleitoral. Nesse caso, o petista acumula 31% das intenções de votos, Bolsonaro registra aumento de um ponto percentual, indo a 16% e Marina se mantém com 10%. As análises também consideraram cenários sem Lula na disputa presidencial. Um deles avaliou a candidatura de Fernando Haddad pelo PT, no lugar do ex-presidente, Temer fora da eleição e Meirelles pelo MDB. Nesse caso, quem desponta nas intenções de voto é Bolsonaro, com 17%, seguido por Marina Silva, com 15% e Ciro Gomes com 9%.

O porcentual das intenções de votos se mantém caso o PT lance Fernando Haddad, com Temer disputando a reeleição e Meirelles fora da corrida. Em ambos os casos, Haddad acumula 2% das intenções de votos. Caso o PT lance Haddad e fiquem de fora da disputa Temer, Meirelles, Rodrigo Maia e Flavio Rocha ganha alguma vantagem Joaquim Barbosa (PSB), que aparece em terceiro lugar com 10% das intenções de votos, atrás de Bolsonaro com 17% e Marina com 15%.

Outras duas análises consideram a candidatura de Jaques Wagner, pelo PT no lugar de Lula. Com Temer fora da eleição e o MDB apostando em Meirelles ou com a busca de Temer pela reeleição e sem a disputa por Meirelles, os cenários são o mesmo para os primeiros colocados: Bolsonaro 17%, Marina 15% e Joaquim Barbosa empatado com Ciro Gomes, ambos com 9% das intenções de votos.

Caso o PT e Temer fiquem fora das eleições, segundo o Datafolha, a disputa presidencial seria mais vantajosa a Bolsonaro, que desponta com 17% das intenções de votos, seguido por Marina 16% e Joaquim Barbosa 9%. O PT já indicou que vai manter a intenção de registrar a candidatura de Lula. Apesar do veto imposto pela Lei da Ficha Limpa à candidatura, a Legislação permite que ele peça registro mesmo preso, cabendo à Justiça Eleitoral analisar o pedido.