Subscribe:
.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Ex-deputado federal constituinte Gilson Machado morre aos 75 anos no Recife

Gilson lutava contra um câncer e morreu neste domingo (22), em Boa Viagem, na Zona Sul, na casa onde morava
Gilson Machado foi um dos sócios
fundadores da Rádio Integração FM
(Foto: Nando Chiappetta-DP/D.A Press)
Do G1 e CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-deputado federal constituinte Gilson Machado morreu aos 75 anos na tarde desse domingo (22). Lutando há alguns meses contra um câncer, ele faleceu na casa onde morava, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O velório de Gilson Machado ocorre nesta segunda-feira (23), no Cemitério Morada da Paz, no município de Paulista, no Grande Recife. A cremação está prevista para as 19h do mesmo dia. 
Empresário do setor canavieiro, Gilson Machado tomou posse como deputado em fevereiro de 1987, sendo reeleito no pleito de outubro de 1990. Permaneceu no cargo até janeiro de 1995, após decidir não disputar nova reeleição nas votações de 1994.

BIOGRAFIA

Gilson Machado Guimarães nasceu em 14 de maio de 1942, no Recife, filho de Gílson Machado Guimarães e de Cordélia Lopes Machado Guimarães. Integrante da diretoria do Sindicato da Indústria do Açúcar no estado, ele deixou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco. Em 1981, fez parte da comitiva do presidente general João Figueiredo a Washington, nos Estados Unidos, e ao México, em 1982 e 1983, respectivamente.

O ex-deputado presidiu a Cooperativa dos Usineiros do Açúcar e do Álcool de Pernambuco e publicou obras como "Açúcar e álcool, seus problemas e sua importância em Pernambuco", em 1978, "Álcool - depoimento de um empresário pernambucano", em 1979, e "Cana de açúcar em Pernambuco, em busca de novos caminhos", em 1982. Em 1992, foi um dos 38 parlamentares contrários ao impeachment de Fernando Collor de Melo, que respondeu no Supremo Tribunal Federal pelos crimes de corrupção, peculato e falsidade ideológica.

SURUBIM

Gilson Machado teve forte ligação com Surubim, sobretudo quando foi eleito pela primeira vez deputado federal em 1986. A “Capital da Vaquejada” foi o município que lhe deu a maior votação entre todas as cidades do Estado (7.500 votos), graças ao apoio da família do então deputado estadual Geraldo Barbosa. Em Brasília, foi o principal articulador para a liberação da concessão da Rádio Integração FM, em 1989. Com Geraldo Barbosa e o ex-prefeito Humberto Barbosa compôs sociedade, na GM Barbosa Empreendimentos Ltda, que gerencia a emissora. 


Alguns anos atrás, Gilson vendeu as suas ações na empresa para Geraldo Barbosa. Mesmo tendo deixado a sociedade, sempre mantinha contato com os irmãos Humberto e Geraldo, por quem nutria forte amizade. Apesar de não disputar cargos públicos desde 1994, Gilson Machado gostava de conversar com políticos e sugerir projetos sobre economia, agricultura, abastecimento de água e outras áreas que pesquisava. Esporadicamente, apresentava essas opiniões em entrevistas na Rádio Integração FM, a última delas foi em 08 de dezembro de 2016, às vésperas da visita do presidente Michel Temer à Barragem de Jucazinho.