Subscribe:
.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

DESTAQUE: I Fórum Comunitário Selo Unicef 2017-2020 discute políticas públicas para crianças e adolescentes de Casinhas

Foto: Falberto Leandro/Divulgação
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Em parceria com a Prefeitura de Casinhas, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde promoveram na manhã desta quarta-feira (23.05), no Auditório Senador Antônio Farias, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2017-2020. Contando ainda com o apoio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), o Fórum teve como principal objetivo 
reafirmar o compromisso de contribuir para que os direitos de cada criança e adolescente sejam protegidos, respeitados e garantidos.
Durante o encontro foi analisada a situação das crianças e adolescentes no município e os serviços de atenção voltados para este grupo. Após o credenciamento dos participantes, composição da mesa e apresentação cultural (capoeira e maculelê) de um grupo de crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a articuladora do Selo Unicef, secretária de Assistência Social Ediluce Leal, destacou a importância do fórum e de todas as ações que vem sendo desenvolvidas em Casinhas a partir da metodologia do Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef). 
Na ocasião, também se pronunciaram os componentes do NUCA e o presidente do CMDCA, Leonardo Andrade, que fez a apresentação de um diagnóstico mostrando a realidade das crianças e adolescentes do município. No momento mais importante do Fórum, houve a formação dos grupos de trabalho, com o debate dos Eixos Temáticos e a criação de propostas para serem desenvolvidas. Em seguida, foi feita a apresentação e votação das propostas em plenária.

Assista, no vídeo abaixo, como foi o evento:

     

O evento também foi prestigiado pela vice-prefeita Maria Pires e a secretária de Administração e Finanças, Isabella Camêlo (ambas representando o prefeito João Camêlo, que está em Brasília participando da Marcha em Defesa dos Municípios), o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Inácio do Toyota, a vereadora Amor de Maria Pires, os vereadores Marcelo Andrade, Gilberto do Posto, o secretário de Educação Givanildo Melo, os mobilizadores do Selo Unicef Selma Medeiros (diretora de Ensino) e Janaildo Junior (diretor de Juventude), a coordenadora do Programa Programa Criança Feliz, Anielle Andrade, o diretor de Cultura e Eventos, Falberto Leandro, além do Tenente Sérgio e equipes do Conselho Tutelar, CREAS, CRAS e PSE e estudantes das quatro principais escolas do município.
O Fórum constitui uma das ações primárias para que Casinhas alcance o Selo Município Aprovado do Unicef, que avaliará as políticas voltadas para o público infantojuvenil entre os anos de 2017 e 2020. A certificação é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.
Fotos: Falberto Leandro/Divulgação