Subscribe:
.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

João Camêlo: "Investir no cultivo do caju anão precoce é garantia de renda para os agricultores de Casinhas e do Agreste"

Foto: Henrique Silva/Divulgação
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Em entrevista concedida ao comunicador Neto Arruda, da Rádio POP FM, por ocasião da recente inauguração do Jardim Clonal de Cajueiros no Sítio Tabu, na Zona Rural de Surubim, o prefeito de Casinhas, João Camêlo (PSB), um dos gestores empenhados no projeto de retomada da cajucultura no Agreste Setentrional, comentou que "a ação é um esforço conjunto entre as prefeituras de Casinhas, Surubim e Santa Maria do Cambucá, que visa beneficiar os agricultores dos três municípios envolvidos, para que num futuro bem próximo eles possam garantir uma renda a mais para suas famílias".



"Em Casinhas, já temos ótimos exemplos desta realidade. Nosso amigo Dé de Tinel iniciou o plantio do caju anão precoce há sete anos; Zé de Chico, que foi secretário de Agricultura na minha segunda administração, também investiu no cultivo do cajueiro. Fizemos uma visita há poucos dias atrás, acompanhado de técnicos da Embrapa do Ceará, IPA e produtores rurais, aos pomares dos dois cajucultores e muitas pessoas que ainda não conheciam viram de perto a realidade. Cajueiros com até 2 metros de altura, totalmente carregados. Na propriedade de Zé de Chico, por exemplo, são aproximadamente 500 pés, sendo 250 em plena safra. Dentro de dois anos, ele terá mais de 600 em safra", relatou o gestor, bastante otimista.

Visita aos pomares do caju anão precoce
em Casinhas (Foto: Henrique Silva)
"E a renda é muito boa. Na época da safra, que vai de novembro a março, é muito procurado. Quando chega na feira é todo mundo querendo comprar, porque é um caju realmente bonito e gostoso, muito diferente do caju antigo que nós tínhamos", completou. Na ocasião, o prefeito João Camêlo também anunciou que dará a sua contrapartida efetuando a compra de 6 mil mudas para doar aos agricultores casinhenses. "A Secretaria Municipal de Agricultura realizará o cadastro de 130 a 150 pessoas para que possamos investir pra valer no cultivo desse cajueiro", afirmou.
João Camêlo sendo entrevistado pelo
comunicador Neto Arruda
(Foto: Henrique Silva/Divulgação)