Subscribe:
.

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

ELEIÇÕES 2018: Candidatos apoiados pela prefeita Ana Célia são os mais votados em Surubim

Ana Célia com Lucas Ramos, Paulo Câmara
e Danilo Cabral. No canto direito da imagem o
vice-prefeito Guilherme Nóbrega, ao lado do
pai, o ex-prefeito Flávio Nóbrega
(Foto: Hélia Scheppa/PSB)
Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Os candidatos à reeleição, Lucas Ramos (deputado estadual) e Danilo Cabral (deputado federal), ambos do PSB, foram os parlamentares mais votados no município na eleição do último domingo (7). A dupla contou com o apoio do grupo da prefeita Ana Célia, do mesmo partido. Ramos obteve 5.516 votos enquanto Cabral conquistou 9.853. A favor de Danilo conta o fato de ser filho da terra. A votação que não foi "casada" com a do estadual pode ser explicada por vários fatores: Lucas Ramos é um candidato de Petrolina, cidade muito distante da nossa, desconhecido de parte do eleitorado local e foi apresentado no município faltando pouco mais de um mês para a eleição.

É natural que um político que não tenha convivência com a população da nossa região tenha menos votos do que outro com origens aqui. A diferença de votos entre os dois é uma situação considerada normal. Na eleição de 2014, o surubinense Nilton Mota teve 8.710 votos e Danilo, 12.202. O grupo da prefeita também conseguiu que os candidatos ao senado Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), o governador Paulo Câmara e o postulante à presidência pelo PT, Fernando Hadad fossem majoritários no município. (Acesse os números no link ao final da matéria)

A oposição seguiu dividida. O ex-prefeito Túlio Vieira (PTB) e os vereadores Dr. Vavá, Bana, Micherlan e Geraldo Lira apoiaram Gustavo Gouveia (DEM) para estadual, que foi o quarto mais votado na cidade com 2.607 votos. O deputado estadual Dr. Valdi (PP), que tentava renovar o mandato, foi o segundo colocado na preferência dos eleitores surubinenses com 3.904 sufrágios. A terceira posição ficou com a esposa do prefeito de Orobó, Juliana de Chaparral (Patriota) com 3.479. Ela tinha como principal liderança local o vereador Itamar Lira (PR). A vereadora Anabel fez campanha para Ricardo Costa (PP) que conseguiu 1.129 votos. Ivete do Sindicato garantiu 1.773 votos para o estadual Doriel Barros (PT) e 2.125 para o federal Carlos Veras (PT). O grupo de Túlio votou para federal em Ricardo Teobaldo (Podemos) que teve 2.381.

Nomes que se apresentaram como “filhos da terra” na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa de Pernambuco, não tiveram votação expressiva. Valda Sedycias (PSC) foi votada por 433 eleitores, Zé do Cachimbo (Patriota), por 282 e Neto Surubim (PV) por 13. Professor Edier (PSOL) concorreu à Câmara Federal, obtendo 394 no município. Joelma Carla (Psol), que integrou a primeira candidatura coletiva do Estado, ao lado de outras quatro mulheres, que apareciam na urna com o nome de “Juntas”, conseguiu 352 votos na cidade em que mora. O projeto foi vitorioso e ela vai atuar no legislativo nessa experiência de mandato compartilhado. Confira os números da apuração para todos os candidatos clicando aqui. Para filtrar por cidade, é só escrever o nome do município que deseja saber informações.