Subscribe:
.

terça-feira, 19 de março de 2019

MUNDO: "O Brasil e os EUA nunca estiveram mais próximos", diz Trump a Bolsonaro

Presidente brasileiro foi recebido na residência oficial norte-americana nesta terça-feira (19)
Presidentes trocaram camisas das seleções
dos dois países (Foto: Google Imagens)
Da AFP, com FOLHAPRESS
charlesnasci@yahoo.com.br

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta terça-feira (19) um de seus mais ardorosos admiradores: o presidente Jair Bolsonaro, o "Trump dos Trópicos", com quem espera inaugurar uma nova aliança hemisférica. O brasileiro foi recebido por Trump às 13h09min, na Casa Branca. A reunião entre os dois estava prevista para começar ao meio-dia no horário local (13h de Brasília), no Salão Oval. Em seguida, Trump e Bolsonaro participam de um almoço de trabalho e uma entrevista coletiva conjunta nos jardins da Casa Branca.

Ao lado de Bolsonaro, Trump destacou o bom momento que as relações Estados Unidos-Brasil estão passando. "O Brasil e os Estados Unidos nunca estiveram mais próximos do que estamos agora", declarou Trump a Bolsonaro no Salão Oval. No salão Oval, os presidentes trocaram camisas de futebol das seleções dos dois países. Trump também disse que apoia a inclusão do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Foto: Divulgação/Reprodução
A entrada neste grupo é o principal trunfo que o governo Bolsonaro espera obter na viagem. Ser membro da organização funciona como uma espécie de selo de qualidade de políticas macroeconômicas, e estimularia investimentos no país. Donald Trump reafirmou que avalia "todas as opções" para forçar a saída do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cujo mandato é desconhecido como resultado de eleições fraudulentas.

"Eu sei exatamente o que quero da Venezuela, temos opções diferentes sobre a Venezuela, todas as opções estão sobre a mesa. Nós temos que discutir (o apoio a uma intervenção militar). É uma pena o que está acontecendo na Venezuela", disse Trump ao saudar o presidente brasileiro. A crise do país também estará no centro da agenda quando Bolsonaro se reunir, nesta terça, com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.

Continue lendo clicando aqui.