Subscribe:
.

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Educação de Casinhas se destaca na inclusão escolar e impulsiona trabalho diferenciado na rede municipal de ensino

Foto: Henrique Silva/Divulgação
Da REDAÇÃO, com ASCOM CASINHAS
charlesnasci@yahoo.com.br

Na última segunda feira (15.04), no auditório da Escola São Luiz, a Secretaria de Educação, através da Coordenação de Educação Especial, promoveu uma ação ousada e inovadora de formação, pautando-se na temática "Aprimorando o Olhar em Sala de Aula para os Alunos 
Assistidos pelo AEE - Atendimento Educacional Especializado". A ação reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, atendentes pessoais dos alunos deficientes, profissionais das salas de AEE, coordenadores gerais da SME, agentes envolvidos diretamente com o trabalho de inclusão na escola.
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
O momento contou ainda com a presença do secretário de Educação de Casinhas, Givanildo Melo, e da diretora municipal de Ensino, Selma Medeiros, e foi conduzido pela coordenadora da Educação Especial, Aniclea Leal. Ela ressaltou que "para abordar essas deficiências em âmbito individual e global, torna-se necessário um trabalho coordenado e integrado dos profissionais e de todos os envolvidos nesse processo de ensino aprendizagem com os estudantes deficientes".
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
"A chave é a comunicação, que gera envolvimento, através de um trabalho, onde receptor e emissor estabeleçam vínculos, permeando um olhar e uma escuta atenta e ativa, necessitando da confiança e do cuidado em si mesmo, da respiração consciente e de reconhecer que focar é a solução, que desenvolve as janelas das possibilidades", pontuou. Já o secretário Givanildo Melo destacou que "reconhecer a realidade é a única maneira de ajudar e a formação é a base para o caminho do conhecimento. Temos em nossa Rede Municipal, até o momento, 76 estudantes, com laudo médico e 70 que estão em investigação. É um número bastante considerável e que merece toda nossa atenção".
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
Em seguida, a Professora do AEE, Maria José da Silva, apresentou o projeto piloto "Uma Experiência Possível", da Escola Municipal Luiz Ventura, no 5º Ano, e Ivaneide Lima, servidora pública municipal e mãe de uma criança autista, através do seu depoimento, evidenciou o valor de cada ação escolar na vida de uma criança com deficiência e de todos que com ela convivem, plantando sementes de esperança com seus relatos de experiência e conhecimento.
Fotos: Henrique Silva/Divulgação
A diretora de Ensino, Selma Medeiros, afirmou que o sentimento é de gratidão pelos passos conquistados, neste universo de particularidades, pelas lutas, esforços, estudos, vivências e um trabalho de dedicação e de muitas mãos, entre elas, as do atual gestor municipal, João Camêlo, do secretário de Educação Givanildo Melo e de Aniclea Leal, que além de coordenadora municipal da Educação Especial é especialista em Psicopedagogia Clínica e Terapeuta Floral.