Subscribe:
.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Câmara aprova o adiamento das eleições 2020 para novembro

Foto: Divulgação/Reprodução
Do BLOG DE EDMAR LYRA
charlesnasci@yahoo.com.br

A Câmara dos Deputados aprovou ontem a PEC que altera o calendário eleitoral para os dias 15 e 29 de novembro, contrariando a linha que estava colocada até a semana passada de não modificar a data da eleição. A mudança de rumo se deu pelo receio dos parlamentares de como recairia sobre a Câmara a responsabilidade de o processo eleitoral ser inviabilizado pela Covid-19. Com a mudança do pleito para quase 40 dias depois do previsto, prefeitos, vereadores, candidatos e deputados ficarão na chuva e no sereno de uma pré-campanha já iniciada e prorrogada por mais tempo.

A dúvida agora é como será realizado o processo eleitoral com as restrições impostas pela Covid-19 como o contato social que inviabiliza caminhadas e demais eventos de campanha de rua. Caberá à classe política ter criatividade para se diferenciar nas propagandas de rádio e televisão bem como nas mídias sociais que terão papel determinante no processo eleitoral de 2020. A conquista do voto será cada vez mais digital e estar fora da internet é meio caminho andado para o insucesso eleitoral.

Confira o novo calendário:


11 de agosto: emissoras de rádio e TV não podem transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato
31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias
26 de setembro: prazo final para registro de candidaturas
Após 26 de setembro: propaganda eleitoral, inclusive na internet
27 de outubro: divulgação de relatório de partidos, coligações e candidatos discriminando recursos recebidos pelos fundos partidário e eleitoral, e outras fontes
15 de novembro: primeiro turno das eleições
29 de novembro: segundo turno das eleições
15 de dezembro: prazo final para envio da prestação de contas para a Justiça Eleitoral
18 de dezembro: prazo final para diplomação de candidatos eleitos