Subscribe:
.

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Pernambuco volta a ser estado mais violento do Brasil e Miguel cobra reação do Governo


Do BLOG DE MAGNO MARTINS
charlesnasci@yahoo.com.br

Pernambuco é o estado com a maior taxa de crimes violentos do país. São 10 mortes por cada 100 mil habitantes, com aumento de 2,4 casos entre janeiro de março de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em número absoluto de vítimas, Pernambuco aparece em 2º lugar nacional, com 963 mortes, atrás apenas da Bahia, que registrou 1.326 no primeiro trimestre do ano.

O aumento da violência em Pernambuco está na contramão do cenário nacional. Enquanto o Brasil registrou queda de 6% no número de assassinatos, o estado teve aumento de 16,3%. Os dados foram apontados pelo pré-candidato a governador Miguel Coelho como uma clara evidência da crise de segurança em Pernambuco. Durante um encontro, nesta quarta-feira (18), com representantes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), o político sertanejo disse que o Governo do Estado precisa reagir e dar condições de trabalho para as forças de segurança conterem a onda de criminalidade.

"Tenho dito que o Pacto pela Vida faliu, que precisamos atualizar a forma de combater a violência. O crime evoluiu e não são dadas as condições adequadas para a polícia enfrentar os bandidos. O resultado está aí, Pernambuco volta a ser o estado mais violento. O PSB perdeu completamente as condições de conduzir essa renovação, falta liderança. Precisamos reagir, e para isso é necessária uma grande mudança nos rumos de Pernambuco", afirmou o pré-candidato a governador do União Brasil.