Subscribe:
.

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Pesquisa da Potencial destacará força dos 'padrinhos' Lula e Bolsonaro nas eleições de Pernambuco


Do BLOG DE JAMILDO
charlesnasci@yahoo.com.br

A pesquisa da empresa Potencial, da Bahia, pertencente ao marqueteiro José Carlos Martins Leite, será divulgada nas próximas horas e, como aconteceu com a Real Time Biga Data, vai dar destaque aos palanques dos candidatos, e seus respectivos padrinhos. Neste tipo de questionário, como pode ser observado no site da Justiça Eleitoral, os entrevistados associam o nome de um candidato a governador a um candidato a presidente, associado ao palanque nacional.

No caso, Lula aparece associado a Danilo Cabral, que fez uma aliança entre o PSB e o PT. Anderson Ferreira aparece associado a Bolsonaro, do mesmo PL, candidato a presidente dos conservadores. Marília Arraes, por sua vez, tem o nome associado ao presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, que não é candidato. Ela tem apostado no palanque duplo com Lula em Pernambuco. Já o PSB quer evitar esse jogo e tem combatido a estratégia.

No fim das contas, a polarização interessaria ainda a Anderson Ferreira, que busca ir ao segundo turno com o candidato do governo. Os conservadores apostam na rejeição ao nome de Paulo Câmara para afundar o socialista. Raquel Lyra, que tem o nome associado a Simone Tebet, também espera superar Marília Arraes para ir ao segundo turno. Nos questionários do Potencial, o nome de Miguel Coelho aparece associado a Soraia Thronicke, candidata do União Brasil.