Subscribe:
.

quinta-feira, 8 de junho de 2023

Lula supera governos Bolsonaro e Temer em uso de helicóptero para se deslocar em Brasília


Da CNN BRASIL
charlesnasci@yahoo.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superou os ex-chefes do Executivo Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) na utilização de helicópteros da Presidência da República para se deslocar dentro do Distrito Federal, nos cinco primeiros meses à frente do Palácio do Planalto, comparado a todo o período em que seus antecessores estiveram no comando do país. Segundo dados obtidos pela CNN por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), o petista utilizou a aeronave 24 vezes no período. Em todas elas, para fazer o trajeto entre o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e a Base Aérea de Brasília, de onde partiu para viagens nacionais e internacionais.

O Palácio da Alvorada está localizado a uma distância terrestre de cerca de 21 quilômetros da Base Aérea do Aeroporto Internacional de Brasília. O tempo de deslocamento de um carro comum, levando em conta o tráfego diário, é de, aproximadamente, 20 minutos. O comboio presidencial, que acompanha o veículo do presidente, no entanto, faz o trajeto em menos tempo, já que agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar costumam liberar o trajeto. Segundo um militar experiente, consultado pela CNN e que já realizou o trajeto, cada trecho do deslocamento em helicóptero pode ser feito em até cinco minutos. 

A utilização do helicóptero para o deslocamento entre o Palácio da Alvorada e a Base Aérea, de acordo com uma fonte da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República, é uma escolha do presidente, apesar de o mandatário receber informes e recomendações da equipe de inteligência. No caso de Lula, sua equipe de segurança deixa sempre à disposição do presidente um comboio de carros pronto para o trajeto. O petista, no entanto, tem dispensado os veículos e optado pelo helicóptero. A Presidência e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram procurados, mas não se manifestaram.

Continue lendo clicando aqui.