Subscribe:
.

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Professores estaduais fazem paralisação e prometem protesto


Do BLOG CENÁRIO
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta sexta-feira (2) os trabalhadores em educação realizarão outra paralisação de suas atividades durante o expediente nas escolas públicas estaduais de Pernambuco. Trata-se de mais uma paralisação convocada pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). O Sindicato produziu mais 1 milhão de Cartas à Comunidade Escolar e pretende distribuí-las hoje, em todo o Estado. A Carta elenca os principais pontos de reivindicação da categoria.

Além da paralisação, o Sindicato também realizará um protesto no estacionamento da Arena Pernambuco, a partir das 14h. Lá, o Governo do Estado lançará o programa "Juntos pela Educação", com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). Já o Sintepe, perguntará à mandatária estadual "Junto de quem, governadora?", em faixas e cartazes de protesto.

A categoria reivindica um reajuste de 14,95% em todos os vencimentos dos servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco. O índice é referenciado no Piso Salarial do Magistério, que em 2023 foi estipulado nesses 14,95%. A paralisação na Rede Estadual de Ensino ocorre da seguinte maneira: a partir das 10h em escolas de um turno (após a merenda dos estudantes) e a partir das 12h em escolas de ensino integral (após o almoço dos estudantes). Após a paralisação, professores e demais profissionais da educação farão mobilizações nos entornos das escolas entregando a Carta à Comunidade Escolar.