Pages

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Carreata de Dilma em Caruaru supera as expectivas

"Foi a experiência mais emocionante e mais linda da minha vida", afirmou Dilma Roussef (PT) durante a carreata promovida em prol da sua campanha pela Frente Popular de Pernambuco na última terça em Caruaru (Foto: Charles Nascimento)

DA REDAÇÃO DO PERNAMBUCO.COM, por Ana Luiza Machado - 26 de outubro de 2010

charlesnasci@yahoo.com.br

"Foi a experiência mais emocionante e mais linda da minha vida". Foi assim que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, definiu a carreata realizada, ontem, em Caruaru, em prol da sua campanha. A reação da petista foi compatível ao evento organizado pela Frente Popular de Pernambuco, sob o comando do governador reeleito Eduardo Campos (PSB). Sem qualquer exagero, a cidade literalmente parou para ver Dilma. Foram sete quilômetros de percurso. Quatro mil veículos, entre carros e motos, que circularam durante duas horas por cinco bairros da capital do Agreste. Uma multidão acompanhou a candidata desde a saída do Aeroporto Oscar Laranjeira, onde a petista desembarcou às 16h15, com um atraso de aproximadamente 45 minutos.

O clima de festa da chegada foi reproduzido em todo trajeto. As pessoas acenavam e vibravam quando percebiam a presença da candidata no carro preparado para acomodar Dilma e seus aliados. No centro da cidade, local de maior concentração de lojas comerciais, foi possível ver trabalhadores deixando seus postos simplesmente para cumprimentar a petista. Exibiam adesivos e bandeiras de apoio à candidata.

Diferente da carreata feita pelo governador no primeiro turno das eleições, no mês de agosto, os moradores não se limitavam a acenar das portas e janelas de suas casas. Eles saíam das residências para abordar a candidata na rua, na tentativa de se aproximar o máximo possível dela. O desafio era vencer a multidão. Por conta desta espontaneidade, em vários pontos os carros tiveram que parar para evitar acidentes. "Foi o maior evento político já visto em Caruaru", afirmou o deputado federal reeleito Wolney Queiros (PDT) e um dos organizadores da carreata.

A receptividade dos caruaruenses provocou, inclusive, um comício que não estava previsto no roteiro. Segundo Wolney, foi o "clamor do povo" que o levou a pegar o microfone de um dos carros de som e entregá-lo para Eduardo Campos. Os discursos foram rápidos. Aconteceram na Praça do Marco Zero, localizada no centro da cidade. "Agradeço a cada homem e a cada mulher que está aqui. Nunca vi tanta força e tanta esperança. De hoje até o dia 31 vou estar inspirada por esta força. Vou saber corresponder a esse apoio e esta confiança. No dia 31, sei que vou contar com vocês para me tornar a primeira mulher a ser presidente do Brasil", disse a candidata para delírio do público.

O prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), por sua vez, além de agradecer a participação popular, se inspirou ao descrever a candidata. "Minha presidente, Dilma, você incorpora o sonho transformado em realidade pelo maior presidente do Brasil, que é Lula. Você representa a continuidade do sonho para todos os brasileiros e iniciado pelo presidente Lula", destacou.

No final da carreata, no bairro Maria Gorete, Dilma Rousseff, que já não tinha conseguido falar com a imprensa no aeroporto por conta do tumulto, foi mais uma vez impedida pelo mesmo motivo. Conseguiu apenas de dizer poucas palavras. "Vocês viram, vocês sentiram o que pude sentir. Foi de tirar lágrimas e comover o coração a mobilização vista em Caruaru", resumiu. Em seguida, ela entrou na van que a levaria até o aeroporto onde embarcou para Vitória da Conquista, na Bahia. Ainda no veículo, voltou a comentar a receptividade do município. "É uma pena o presidente Lula não estar aqui para ver isso", lamentou.

Entre os convidados de Dilma estava José Eduardo Cardoso, um dos coordenadores nacional da campanha petista, que definiu o evento como "o mais forte da eleição". Participaram do ato pró-Dilma prefeitos de vários municípios da região, deputados eleitos e com mandato, além do prefeito interino do Recife, Milton Coelho, o vice governador João Lyra Neto, o senador eleito Humberto Costa e o coordenador da campanha no estado, o deputado eleito João Paulo (PT).