Pages

quinta-feira, 31 de março de 2011

Humberto Costa comemora aprovação de voto proporcional com lista fechada

DO BLOG DA FOLHA


charlesnasci@yahoo.com.br


Por nove votos a sete, o plenário da Comissão de Reforma Política do Senado aprovou, na noite de ontem (29), o voto proporcional com lista fechada como sistema eleitoral, uma bandeira defendida há muito tempo pelo Partido dos Trabalhadores. O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo, Humberto Costa, comemorou a vitória e afirmou que esse modelo garante a viabilidade do financiamento público de campanha. 

"As campanhas eleitorais ficarão mais baratas e as pessoas irão votar de acordo com as propostas e programa apresentados pelos partidos", afirmou.

O líder destacou que a lista fechada também permite avanços ao sistema político e à democracia brasileira, porque uma legislação específica garantirá a participação na escolha dos candidatos, desde as minorias, mulheres e representantes políticos. "Essa medida contribui, ainda, para fortalecer os partidos, o ideário e conteúdo político, disse.

A Comissão de Reforma Política já aprovou o fim da reeleição, a manutenção do voto obrigatório, apenas um suplente de senador, mandato para os cargos no Poder Executivo de cinco anos, nova data para a posse de prefeitos, governadores e presidente da República e, nesta terça-feira, o voto proporcional com lista fechada, ou pré-ordenada.