Pages

segunda-feira, 21 de março de 2011

Siglas começam a articular 2012

Em Pernambuco, o PSB objetiva aumentar sua representatividade como forma de garantir uma retaguarda ao projeto nacional do governador Eduardo Campos em 2014 (Foto: Roberto Stuckert/Divulgação)


DA FOLHA DE PERNAMBUCO


charlesnasci@yahoo.com.br


A cerca de 1 ano e sete meses das eleições municipais, três dos principais partidos da Frente Popular - PSB, PTB e PT - já dão os primeiros passos com vistas a se estruturarem para as disputas em todo o Estado. Hoje, socialistas e trabalhistas reúnem suas executivas estaduais. Nas respectivas pautas: estratégias eleitorais, filiações de potenciais candidatos e renovação dos diretórios municipais. 


O encontro do PTB acontece pela manhã, em um hotel na Ilha do Leite, Recife. A reunião do PSB está marcada para às 19h, na sede da sigla, também na capital. O PT largou na frente. Na última sexta-feira, em encontro com lideranças sertanejas, em Salgueiro, o presidente Pedro Eugênio solicitou que os diretórios listem potenciais candidatos.


Juntos, os três partidos comandam 85 das 184 prefeituras de Pernambuco. O PSB é a sigla com mais gestores: 48. Para ampliar esse número, a legenda pretende reeditar a Agenda 40, cujo objetivo é ouvir a população para colher demandas a serem, posteriormente, incorporadas em programas de Governo - trata-se do equivalente ao Todos por Pernambuco, do Governo Eduardo Campos. 


Os socialistas também debaterão sobre a reforma política, em análise na Câmara Federal e no Senado. O partido, de acordo com Campos, seu presidente nacional, defende o fim da reeleição e o mandato de cinco anos. A executiva estadual da legenda conta com 27 integrantes. Este ano, os socialistas passarão por eleições para renovarem seus diretórios municipais, estaduais e nacional. 


Esse assunto também fará parte da pauta do encontro de hoje. Fica a cargo da Executiva nacional a divulgação do cronograma das eleições. O anúncio deve ser feito ainda neste mês. A previsão é que, nos municípios, os pleitos seja em abril ou maio. Nos estados, as eleições ficariam para agosto e setembro. Finalizando o processo, a renovação na nacional ficaria para outubro ou novembro.

Fortalecimento
Partido do governador, o PSB encampa, a nível nacional, um processo de fortalecimento para ganhar musculatura e poder bancar Eduardo para a Presidência da República, em 2014. Em Pernambuco, o partido também objetiva aumentar sua representatividade como uma forma de garantir uma retaguarda ao projeto nacional do governador. 



Com 30 prefeitos, o PTB trabalha o nome do senador Armando Monteiro Neto, que preside a legenda no Estado, para 2014. A exemplo do PT, que já pensa em bancar o senador Humberto Costa para a sucessão de Eduardo. Os petistas, contudo, têm um caminho mais árduo, já que contam com apenas sete prefeitos.