Pages

sábado, 12 de março de 2011

Tsunami chegará ao Brasil, mas será quase imperceptível

Ao menos 378 pessoas morreram, mais de 800 ficaram feridas e 547 estão desaparecidas depois do terremoto e tsunami que atingiram a costa leste do JapãoEm carta enviada ao governo japonês, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil “está à disposição para contribuir ao apoio internacional ao país”. Ela também citou a presença de cerca de 260 mil brasileiros no Japão e afirma ter recebido a triste notícia com "profunda consternação" e que "o governo e o povo brasileiros são tomados hoje pelos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade" (Foto: Agência Reuters) 


DO BLOG DO MAGNO


charlesnasci@yahoo.com.br


O tsunami gerado pelo terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão na madrugada desta sexta-feira também deverá chegar ao Brasil, a exemplo do que aconteceu com a onda criada pelo tremor que abalou a costa da Ilha de Sumatra, na Indonésia, em dezembro de 2004, informa o jornal O Globo. 


Mas, como a distância é muito maior e há mais obstáculos no caminho, o fenômeno deverá ser quase imperceptível. Até o início da noite de ontem, nenhum marégrafo da Marinha havia registrado alterações no nível do mar e a expectativa era de que sinais dele só seriam vistos pelo menos 26 horas depois do tremor, isto é, na madrugada deste sábado.


"O fenômeno está atualmente afetando diretamente apenas o Oceano Pacífico, incluindo a margem oeste do continente americano. Por esse motivo, não se espera haver riscos à navegação na costa brasileira, embora exista a possibilidade de que a onda se propague através da comunicação entre os oceanos Pacífico e Atlântico, pelo Canal de Drake. Neste caso, a previsão de chegada dos sinais de presença do tsunami seria após 26 horas da ocorrência registrada no Japão e provavelmente de forma bastante atenuada", informou a Marinha.