Pages

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Combate ao crack: confira os destaques do pronunciamento de Pedro Serafim Neto, esta semana, na Alepe

DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM
charlesnasci@yahoo.com.br 
Deputado estadual Pedro Serafim Neto (PDT): "Precisamos intensificar as políticas de combate contra esse mal" (Foto: Michele Souza/JC Imagem)
Fórum da CFM "Quero parabenizar o pernambucano Carlos Vital Corrêa Lima, primeiro vice-presidente do CFM, pela iniciativa tomada em realizar o 1º Forúm nacional sobre os aspectos médicos e sociais relacionados ao uso de uma das drogas mais perigosas por viciar em tempo mínimo nossa população mal instruída e mal recepcionada em informações: o crack."
Perigos "Em apenas seis segundos, o crack dá prazer ao usuário, como a euforia, e em seguida dá a depressão. Segundo os médicos, depois que a fumaça é ingerida, ela é transportada para os pulmões e, em seguida, para o cérebro. Isso causa a sensação de prazer com uma descarga de dopamina, o que cria o conhecido relax."
Alerta "Precisamos intensificar as políticas de combate a esse mal que está na nossa rua e até mesmo na nossa casa."
Gravidade "Caros deputados, o crack está totalmente fora de controle no Brasil. Esse alerta já foi feito por especialistas e médicos, a exemplo do Dr. Ricardo Paiva, do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O crack, companheiros, é uma das drogas mais prejudiciais que torna o viciado mais violento. O usuário fica dependente e viciado desde o primeiro uso. Esse primeiro uso é o uso da curiosidade, da falta de informação, do diálogo familiar e social. E em menos de seis meses, a droga provoca efeitos deletérios (venenosos à saúde), incluindo a demência."
Leitos "O País contabiliza 1,2 milhão usuários de crack, mas, infelizmente, contamos com um número bem menor de leitos psiquiátricos para acolher esses dependentes. Há cerca de 1,8 mil leitos. Em proporção, nobres parlamentares, temos três leitos para cada dois mil usuários. Aqui em Pernambuco, contamos só com 45 leitos distribuídos nos hospitais do Estado para atender a esse tipo de paciente, que é o usuário do crack."
Apoio "Quero ressaltar que todo esforço é válido para salvar nossa população dessa epidemia e dizer que o Governo do Estado, assim como os Conselhos Regional e Federal de Medicina, podem contar com a Casa Joaquim Nabuco para unir forças no intuito de erradicar a proliferação do tráfico e uso dessa substância que vem destruindo vidas e problematizando o sistema de saúde do Brasil e de Pernambuco."
Com informações do Blog Casa Saudável