Pages

sábado, 18 de junho de 2011

Com a cabeça pronta para concluir o mandato

DA FOLHA DE PERNAMBUCO (INALDO SAMPAIO)

charlesnasci@yahoo.com.br

A aprovação, ontem, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, da emenda à Constituição do Estado que garante aos atuais membros da mesa diretora disputarem uma única reeleição a partir de 2013, não alterou os planos políticos do governador Eduardo Campos. Segundo confissão dele a parlamentares aliados, a cabeça está direcionada para cumprir integralmente o mandato de governador e a aprovação da emenda ontem não altera em nada os seus planos políticos.


Em princípio, o governador descarta a hipótese de disputar uma vaga no Congresso em 2014 porque estaria de fato decidido a ficar no cargo até o último dia. A Câmara Federal já não o seduz porque foi deputado em três ocasiões. E se tiver a mesma opinião do avô, Miguel Arraes, sobre o Senado, não disputará a cadeira ora ocupada pelo senador Jarbas Vasconcelos. Ou alçará vôo no plano nacional, candidatando-se a vice-presidente na chapa de Dilma/Lula, ou não se candidatará a cargo nenhum. 

Tribuna para falar ao país não lhe faltaria porque a direção nacional do PSB permanecerá em Pernambuco. Isso lhe daria a tranquilidade necessária para ficar sem mandato a partir de janeiro de 2015. Este é o roteiro que está rabiscado, embora haja controvérsias no PSB sobre se será mesmo cumprido. Afinal, com 92% de avaliação positiva, o governador é candidato natural à única vaga de senador em 2014. A menos que não deseje trocar oito meses de mandato de governador por oito anos de Senado.