Pages

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Eleitor de enquete desabafa: “Estou decepcionado e não acompanharei mais seu blog”

DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br

Quando decidi postar neste blog uma enquete para saber dos internautas em quem eles votariam pra prefeito de Casinhas, caso as eleições que só irão acontecer daqui há mais de um ano fossem hoje, jamais imaginei que a coisa causaria tanta polêmica entre os "politiqueiros" de plantão. Prestem bastante atenção nos seguintes e-mails que recebi de um "eleitor de enquete" que se identificou como Emerson Gomes logo após o encerramento da enquete, no último sábado, dia 20:

”Charles, vou comentar um pouco sobre o seu blog. Sempre acompahei seu blog, lendo as informações postadas. Realmente eu estava até criando um hábito de todos os dias acompanhar as informações prestadas. Porém com a falta de SÉRIEDADE e compromisso de vossa parte com relação a enquete abordando os(as) futuros(as) candidato(as). Eu entendo sim que a enquete não teve um carater de uma pesquisa, mas sim de apenas sondar (ou assim eu pensava) a opinião dos internaltas, o que houve foi uma verdadeira burlação e manipulação de dados, pois, eu entendo de internet e sei perfeitamente que isso é possível. Não é preciso ser um(a) expercto(a) em informática para entender o ocorrido. Sabemos nós que, levando-se em consideração, apenas os computadores da região (de uso Público) em especial, tipo lanhouse, não era possível apresentar nem metade dos resultados apresentados na enquete. Visto assim o repentino e surbito crescimento em menos de um dia de certos membors da enquete, em vésperas de fechamento, o tão estranho fato. Desta maneira, espero que você seja maduro pra receber essa crítica, e, tentar ao menos se explicar pra população.
Finaliso dizendo que estou muito decepcionado e não mais acompanharei sei blog. Sei que você é talentoso e sabe exatamente do que falo."

"SIM ESQUECI DESSA:
O HORÁRIO PREVISTO PARA ENCERRAMENTO DA VOTAÇÃO, ERA AS 12H30?
POIS EU ACESSEI AS 13H E 30 E AINDA ESTAVA ATIVO, MAIS UM MOTIVO!!!!
OU NÃO!????

É o seguinte: em respeito aos fiéis leitores deste blog e diante das acusações contidas nos dois e-mails acima, farei, sim, alguns esclarecimentos: eu já havia explicado numa postagem (clicar aqui para (re)ler) que fiz há poucos dias atrás que o painel de estatísticas do blog (e do Google Analytics, que é um sistema ainda mais minucioso de estatísticas) começou a computar um repentino e anormal número de visitas vindas da cidade do Recife. Do que antes eram 20, 30 acessos diários, passou a se computar 150, 180 acessos, coincidindo justamente com o período em que a famigerada enquete esteve em curso. O que se pode deduzir disso? Será que eu preciso explicar? Já se tem feito tanta piada ultimamente sobre isso que é melhor deixar pra lá... 

Quanto ao fato da enquete não ter se encerrado no horário que eu anunciei, ao meio-dia em ponto do último sábado (20), nem eu sei explicar, porque o negócio lá dá o "poll closed" automaticamente, o que posso informar é que depois do meio-dia não observei mais nenhum voto sendo computado. Outro detalhe importante: essa enquete, inicialmente, foi editada para ser encerrada no próximo dia 30 de setembro, prazo final das filiações partidárias com vistas às eleições do próximo ano, mas depois que eu percebi o rumo que ela começou a tomar, decidi antecipar o encerramento para o último dia 20. 

A desconfiança do "eleitor de enquete" aí é justificada, porque na edição você pode, por exemplo, liberar o sistema para repetição de votos! Imaginem o "carnaval" que seria essa enquete se todos os computadores fossem liberados para se votar à vontade: tinha "nêgo" aí que não iria mais nem dormir pra ficar votando sem parar. Se eu quisesse – e é justamente disso que o "eleitor de enquete" está me acusando – manipular em favor de A ou B, o teria feito facilmente: ficava liberando o sistema para repetição de votos, votava à vontade, e depois fechava para votação normal, que computa apenas um voto por computador. A questão é que, por uma questão de CONSCIÊNCIA (é muito importante dar ênfase a isso), eu não fiz e jamais faria isso! 

Então, pra encerrar, quero dar aos "eleitores de enquete" deste blog, meu adeus e boa sorte a todos e, principalmente, ao senhor Emerson Gomes, que realmente não precisará mais nos acompanhar, já que a partir de agora eu não postarei mais enquetes! Parafraseando o amigo locutor José Luiz, "bye, bye!" Postar enquetes foi apenas mais uma tentativa fracassada deste blogueiro de tentar interagir com os leitores-internautas (a outra foi a liberação para comentários, que infelizmente me vi obrigado a também cancelar por conta da saraivada de críticas destrutivas como as do senhor Emerson Gomes. Nunca recebi um comentário elogioso sobre este projeto).

Este blog é (e sempre foi) direcionado para leitores e não para "eleitores de enquete", só um idiota ainda não percebeu isso. Quem busca notícias atualizadas sobre o município de Casinhas encontra aqui. E só. Eu sequer comento, opino ou faço crítica, apenas informo. Será que isso não é importante pro município, estar integrado a um circuito de blogs de notícias? São mais de 15 anos dedicados à ‘notícia sobre Casinhas’ – e de forma voluntária, diga-se de passagem. Não preciso explicar nada à população, muito menos a um "eleitor de enquete". Se foi "burlada" ou "manipulada" como ele afirmou, por mim é que não foi, quem me conhece de verdade (repito, quem me conhece de VERDADE!) sabe que eu jamais compactuaria com esse tipo de coisa. 

Não sou eu quem está em disputa por poder, nunca me preocupei com isso. Minha trajetória em Casinhas está marcada por, entre outras coisas, minha direta participação na idealização e realização de dois projetos históricos nas áreas da cultura e da comunicação deste lugar: o de ter rodado o primeiro filme do município, fato que ganhou destaque em todo o país através do Revelando os Brasis, e o de criar o primeiro canal de notícias online desta terra, e que, inclusive, acabou de completar seu primeiro aniversário divulgando os principais fatos e acontecimentos de Casinhas para além das nossas fronteiras. Exijo respeito! Não discuto este assunto com mais ninguém. Pra mim é caso encerrado, porque tenho mais o que fazer! Estou, neste momento, com uma pauta de mais de 20 matérias pra redigir sozinho. Não tem ninguém pra me ajudar, não! Tenho dito!      

Ah, quase ia esquecendo! Confiram, abaixo, como foi o resultado da enquete:


Ivson Barbosa – 185 votos (27,33%)

Verônica Geriz – 181 votos (26,74%)
Rosineide Barbosa – 175 votos (25,85%)
Walter Borges – 73 votos (10,78%)
Carlos Maurício – 30 (4,43%)
Lamartine Leal – 18 votos (2,66%)
Everaldo Barbosa – 15 votos (2,22%)
Total de votos computados - 677 votos