Pages

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Nem o governador, nem o povo. Na opinião dos leitores do blog, é o prefeito quem, no final das contas, indicará o candidato da situação

Para 31,68% dos internautas que participaram da última enquete do blog, partirá diretamente do prefeito João Camêlo (PTB) a indicação do candidato do seu grupo que vai disputar sua sucessão em 2012. "Poderá ser qualquer pessoa do grupo, desde que ela se dê bem com todas as lideranças e o povo de um modo geral", declarou ele numa recente entrevista (Foto: Divulgação)

DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br

De acordo com resultado de mais uma enquete realizada por nosso blog, a "batida no martelo" que definirá a escolha do candidato do prefeito de Casinhas, João Camêlo (PTB), à sua sucessão, em 2012, será dada, no fim das contas, por ele próprio. Para 31,68% dos internautas que participaram da pesquisa, partirá diretamente do petebista a decisão final quanto à escolha do seu futuro candidato. 

O resultado, porém, foi bastante apertado entre os 29,7% que opinaram que a decisão final poderá partir do Palácio do Campo das Princesas (leia-se o governador Eduardo Campos/PSB) e os 28,71% que acreditam que a opinião do eleitorado local influenciará decisivamente no momento da escolha. 9,9% dos internautas não souberam responder. Foram computados 101 votos.


Sobre o assunto, o prefeito João Camêlo voltou a esclarecer numa recente entrevista à Rádio Integração FM que acredita que "a pessoa que vai ocupar meu lugar na prefeitura após minha saída será alguém que o povo realmente queira". "Não vou citar a, b ou c, mas pode ter toda certeza de que será alguém que será escolhido não apenas por mim, nem pelas lideranças, mas principalmente pelo povo de Casinhas", afirmou, acrescentando ainda que "com toda certeza, também ouviremos nosso governador e nossos deputados".

Esclarecimento 



A enquete em curso neste momento, que quer saber dos internautas em quem eles votariam para prefeito de Casinhas caso as eleições de 2012 fossem hoje, já começou a gerar uma certa polêmica. O motivo é a votação acima do normal registrada em tão curto espaço de tempo: postada há cerca de 20 dias, diferentemente das enquetes anteriores, esta última já começou a levantar a suspeita de alguns amigos leitores, seguidores e colaboradores (não esquecendo, claro, dos "detratores" também...) do nosso blog. 


Aliás, com certa razão. Confesso que também fiquei surpreendido com o aumento repentino no número de visitas à página nos últimos sete dias, em sua maioria vindas da cidade do Recife – pelo menos é o que indicam as estatísticas do blog e, principalmente, do Google Analytics, um sistema ainda mais minucioso em informações sobre origens de tráfego, com os números de acessos diários por cidade, região e país, por exemplo, e muito mais. 


Em respeito aos leitores do nosso canal de notícias, gostaria de esclarecer o seguinte: no momento em que edito as enquetes, que são criadas no site Polldaddy.com, onde possuo uma conta de acesso exclusiva para essa finalidade, faço opção para que as mesmas fiquem bloqueadas para repetição de votos, inclusive com o endereço IP (ou "Internet Protocol", que é uma espécie de linguagem que os computadores usam para se comunicarem entre si em uma rede, podendo ser local ou pela internet. É como se fosse o endereço, o RG do computador, onde cada PC tem seu IP). 


Então, quem me conhece de verdade sabe que eu jamais comprometeria a credibilidade de um trabalho jornalístico pelo qual venho me dedicando há mais de 15 anos (no jornal correio do Agreste, onde assino uma coluna sobre Casinhas e, mais recentemente, no blog, que acaba de completar um ano de atividades ininterruptas) por causa de algo que todo mundo está cansado de saber que, apesar de refletir a opinião uma parcela da população, não tem nenhum valor científico de comprovação. 


Como ainda sou um novato no universo da internet, se alguém conhecer algum sistema nessa área (enquetes) que ofereça a opção segura de se computar apenas os votos da região ou do município desejado, por favor, entre em contato conosco. Porque eu, até então, desconheço. É isso, por enquanto. Em tempo: a  enquete atual se encerrará no próximo dia 20 de agosto, ao meio-dia em ponto.