Pages

sábado, 3 de setembro de 2011

Everton Santos: esperança de Casinhas no futebol nacional

O jovem atleta do Diogo, no município de Casinhas, seguiu na última terça-feira (30) para a capital paulista onde fará um estágio de cerca de 30 dias no São Paulo Futebol Clube. Na foto, com Márcio Natal, José Eudes e Jurandir Oliveira (Foto: Blog de Dimas Santos)

DO BLOG DE DIMAS SANTOS

charlesnasci@yahoo.com.br

O jovem Everton da Silva Santos, 15 anos, natural e residente na cidade de Casinhas, no Agreste, viajou na madrugada da última quarta-feira (01) à capital paulista, onde fará um estágio de 30 dias na "peneira" do São Paulo Futebol Clube, com amplas chances de se tornar mais um grande atleta a elevar o nome tanto de sua cidade natal, como desta região, no cenário futebolístico nacional. A ida do jovem atleta à paulicéia foi possível graças à intermediação do desportista surubinense Lúcio Fabrício junto aos dirigentes do São Paulo Futebol Clube, que está custeando todas as despesas com passagens e estadia do pebolista, durante o período de observação no Centro de Treinamento do tricolor paulista.

Ultimamente Everton integrava a equipe infantil do Instituto Newton Adrião de Futebol (INAF), de João Alfredo, levado pelo treinador Jurandir Oliveira, e era um dos destaques daquela turma. "Não exagerando, acredito que este garoto tem futuro, pois além de ter um avançado porte atlético, mostra índice técnico e tático satisfatório", frisou o técnico.

Bastante satisfeitos estão Márcio Natal (presidente do INAF) e José Eudes (treinador), que fizeram questão de acompanhar Everton e seus pais ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, por ocasião do seu embarque a São Paulo. "Se esse aí não virar profissional, será mais uma das coisas do futebol, pois o menino reúne todas as condições para chegar lá", afirmou o entusiasmado José Eudes.
Everton clicado pela reportagem com a mãe, Ana Maria, a irmã mais nova, Ariane, e o presidente do Instituto Newton Adrião de Futebol (Inaf), Márcio Natal (Foto: Blog de Dimas Santos)
  
Everton não tem empresário nem contrato com nenhuma equipe de futebol. Afinal, segundo a legislação esportiva brasileira (Lei Pelé, art. 29), apenas a partir dos 16 anos um jogador de futebol pode assinar contrato de trabalho com seu clube, passando, dessa maneira, a ser um atleta profissional, com direitos e deveres regulados em lei. Caso seja aprovado na "peneira", o São Paulo Futebol Clube preparará um Contrato de Aprendizagem para ele.

Seus pais, Edvaldo Vicente e Ana Maria, sempre deram o apoio necessário ao atleta, acreditando no seu potencial. O Blog foi atrás de Everton, que tem tudo para tornar-se integrante do elenco tricolor paulista daqui a dois, três anos. Participação, é claro, com destaque. "Meu sonho é jogar no São Paulo, ganhar títulos e fazer história. Quero que meu nome seja colocado no Memorial", afirmou. "Venho lutando há anos junto da minha família. Não penso em jogar na Europa, apenas quero jogar pelo São Paulo ou outro grande clube e ser reconhecido pela torcida", completou.

É isso, amigo torcedor. Guarde bem esse nome: Everton da Silva Santos. Se os responsáveis pela base tomarem os devidos cuidados, ele será uma das estrelas tricolores no futuro. 


FICHA TÉCNICA:

Nome completo – EVERTON DA SILVA SANTOS
Posição – atacante
Data de nascimento – 15/01/1996
Natural – Casinhas – PE
Altura – 1,80m
Peso – 76kg
Chuteira – 41

O que é Contrato de Aprendizado?
Contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 anos e menor de 24 anos inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. O aprendiz se compromete a executar com zelo e diligência às tarefas necessárias a essa formação. Assim, embora especial, o contrato de aprendizagem profissional é um contrato de trabalho, gerando algumas consequências no âmbito do Direito Laboral, como recolhimento de FGTS, ainda que com alíquota mais favorável (2%).