Pages

domingo, 24 de junho de 2012

Reviravolta na sucessão de Casinhas: Rosineide anuncia o socialista Carlos Maurício como vice da sua chapa e gera revolta entre aliados do prefeito

Da redação do +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br

Não bastasse a bombástica informação divulgada esta semana aqui no Blog sobre a rasteira dada pela executiva estadual do PTB, que integrava a base aliada do prefeito de Casinhas João Camêlo (ele próprio um dos filiados da sigla), ao fechar acordo político com a pré-candidata da oposição à prefeitura de Casinhas, Rosineide Barbosa (PSDB), com vistas à sucessão municipal deste ano, surge, em menos de 72h, uma nova "bomba" ainda pior que a primeira. 

'Camelistas' ficaram novamente a ver navios após o anúncio feito durante uma reunião com pré-candidatos a vereador da oposição ocorrida na manhã deste sábado (23) na residência de Rosineide: a de que o assessor especial do prefeito JC, Carlos Maurício, filiado ao PSB do governador Eduardo Campos e que figurava como um dos pré-candidatos da situação a prefeito da cidade, será o candidato a vice na chapa encabeçada pela tucana. 

Recebi telefonemas, emails e ouvi relatos de camelistas que ficaram bastante revoltados e emocionalmente abalados com a notícia durante toda a tarde e a noite de ontem. A coisa foi muito séria e a maioria dos líderes governistas locais garantem que não ficarão de braços atados e que irão reverter a 'jogada' política que teria sido meticulosamente arquitetada pela ex-prefeita. Uma fonte segura informou ao Blog que eles cairão em campo nesta segunda-feira (25), durante um encontro que terão na capital pernambucana com o deputado federal Danilo Cabral (PSB).

Assessor especial do prefeito João Camêlo (PTB), o socialista Carlos Maurício (à esquerda) é, neste momento, o personagem central de uma crise política que está dando o que falar nos bastidores do grupo governista do município de Casinhas (Foto: Blog Dadau Casinhas)
Abaixo, confira um relato detalhado - e na íntegra - do que realmente teria acontecido, postado na manhã deste domingo (24) pelo vereador Florisvaldo Barbosa (PTB) em seu blog: 

"Amigo leitor: quero neste momento tentar explicar tudo o que está acontecendo na política de Casinhas. Todos já sabem da grande demora do prefeito João Camelo (PTB) em dizer o nome do seu candidato à sua sucessão e o quanto isso tem causado a ansiedade muito grande na população de Casinhas. Vou te explicar o porquê de tanta demora: é que o nome que João Camêlo queria colocar não é o nome que a população quer, ou seja, as pesquisas mostram o nome de Ivson Barbosa (PSB) em primeiro lugar, mas ele queria Carlos Mauricio (PSB) e daí começou articular uma 'junção' entre ele e a ex-prefeita Rosineide Barbosa (PSDB). 

Na última sexta-feira (22) aconteceu uma reunião no Recife com Rosineide, João, o deputado Danilo Cabral e o secretário das Cidades Niltinho Mota. Nessa reunião ficou acertado a 'junção' entre o prefeito e a ex-prefeita com a condição de que João indicaria o nome do candidato a vice-prefeito, e ele indicou o nome de Carlos Maurício. Ficou também combinado que João reuniria o seu grupo político neste sábado (23), às 9h, para comunicar sua decisão. Da mesma forma, a ex-prefeita faria seu anúncio na sexta à noite. Só que quando João Camelo chegou em casa não contava com uma surpresa: estavam à sua espera alguns vereadores, o vice-prefeito Lamartine Leal (PSB) e muitas lideranças protestando contra a 'junção' e reivindicando que o prefeito falasse logo o nome do candidato a prefeito e vice do seu grupo. 

Ficou então combinado que a sua decisão seria dada ontem pela manhã. Enquanto isso, Rosineide reuniu lideranças do seu grupo político em sua residência para uma reunião por volta das 9h. Nesta reunião Rosineide falou do acordo firmado entre ela e o prefeito João Camêlo e que a chapa seria Rosineide/Prefeita e Carlos Mauricio/Vice. Isso também na presença de algumas lideranças do PTB local, a exemplo de mim, da vereadora Fátima do Sindicato, do ex-vereador Vieira e do ex-candidato a vereador Izaías Barreto.

Estávamos presentes porque somos do PTB e o acordo já tinha sido firmado. Após Rosineide anunciar a chapa, divulguei a notícia no meu blog. Só que, na casa do prefeito, a reunião tomou rumo diferente: o vice-prefeito prefeito Lamartine e os vereadores Everaldo Barbosa (PTB), Índio (PSD) e Maria Pires (PSD) não aceitaram de maneira nenhuma a 'junção', e daí começou o comentário de que o anúncio de Rosineide era mentiroso. 

A 'junção' foi comemorada pelo grupo político da ex-prefeita com um almoço num restaurante e contou com a presença de alguns governistas, além de mim e da vereadora Fátima, também do vereador Walter Borges (PSD) e do ex-secretário municipal de Finanças Ivson Barbosa (PSB). Neste momento, o prefeito de Casinhas se encontra na cidade de Campina Grande, na Paraíba, e, por telefone, falou que nesta segunda-feira (25) irá resolver de uma vez por todas esse tremendo abacaxi!"