Pages

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sem a presença de João, o 'pai da junção', Rosineide homologa sua 4ª candidatura à Prefeitura de Casinhas

Rosineide e Índio
Da redação do +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br

Prego batido, ponta virada, como se diz no popular: para os que ainda continuam se beliscando achando que não estão acordados, os palanques da situação e da oposição em Casinhas foram 'juntados e misturados' pra valer, a convenção que homologou a quarta candidatura de Rosineide Barbosa à PMC aconteceu na noite da última sexta-feira (29) e, ao que tudo indica, são 'favas contadas' esta que tende a ser sua mais fácil e esmagadora vitória política no município.

Seu retorno à prefeitura foi "abençoado", oito anos depois, pela mesma pessoa que teve sua "benção" no passado, o atual prefeito de Casinhas, João Camêlo (PTB). Rompidos pessoal e politicamente desde 2006, no início do segundo ano da primeira gestão do petebista, tornaram-se inimigos ferrenhos um do outro. O primeiro grande embate político entre ambos aconteceu em 2008, quando João, então candidato à reeleição, enfrentou Rosineide pela primeira vez. Com quase 3 mil votos de diferença, o prefeito não só garantiu sua reeleição, como provou sua liderança incontestável dentro do município.
Candidata pela quarta vez à prefeitura de Casinhas, Rosineide Barbosa (PSDB) no momento da sua chegada no auditório do Funpreca 
Agora, contrariando todos os prognósticos imagináveis até então, ele literalmente "deu uma banana" de presente (tipo assim: "aqui pra vocês, ó!") aos seis nomes do seu grupo político que postulavam a indicação para disputar sua sucessão e formalizou uma aliança com a ex-prefeita. Abdicando, inclusive, da 'cabeça' na chapa e indicando para vice um nome inexpressivo e que em nenhum momento da pré-campanha figurou na lista de possíveis pré-candidatos, o vereador Vital Pedro de Andrade, mais conhecido como Índio (PSD).

Na convenção municipal da última sexta, diante de uma multidão de eleitores e militantes que lotaram o Auditório do Funpreca, no centro da cidade, Rosineide falou da união selada com João Camêlo: "Eu tenho muito que agradecer à Nossa Senhora todos os dias da minha vida, porque é Ela quem encaminha, quem intercede e quem realiza junto com Jesus Cristo. E foi através Dela que esta união foi selada. Através Dela e do prefeito João Camêlo, Rosineide está de volta. João é uma pessoa que quer o bem de Casinhas também e é por isso que ele fez com que essa união fosse selada. Eu tiro o chapéu pra você, João, porque você não pensou apenas em você. Você pensou na unidade, em muita gente e no desenvolvimento e crescimento de Casinhas", afirmou a ex-prefeita em seu discurso, referindo-se ao novo 'padrinho político', que não compareceu ao ato.

Fotos: Charles Nascimento
Aliás, também foram notadas as ausências do vice-prefeito Lamartine Leal (PSB) - que anunciou seu rompimento com o prefeito logo após a confirmação dessa 'junção' -, do presidente da executiva municipal do PSB, George Pierre de Farias, e do assessor especial do prefeito, Carlos Maurício (PSB) - que chegou a ter seu nome anunciado como o vice na chapa de Rosineide, sendo depois substituído pelo vereador Índio -, além dos dois deputados ligados a João, Danilo Cabral (PSB) e Pedro Serafim Neto (PDT).

Na convenção, também foi apresentado o slogan da campanha, "Todo Cuidado que Casinhas Merece", e foram anunciados os 18 candidatos a vereador que vão concorrer pela base partidária que apoia a tucana (PSDB, PTB, PSB, PSD, PR, PDT e PTN). O ato foi prestigiado por várias autoridades políticas da região e do estado, a exemplo do deputado estadual Aglailson Júnior (PSB) e da ex-deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura de Olinda pelo PSDB, Terezinha Nunes, que esteve representando o presidente nacional da sigla, deputado federal Sérgio Guerra. Após o evento, Rosineide ofereceu um jantar em sua residência, no distrito de Oratório.