Pages

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Morre, aos 87 anos, a fundadora da Caminhada dos Seresteiros de Surubim

Da redação do +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br

Morreu neste domingo (21), por volta das 18h30, no Hospital Pelópidas Silveira, no Recife, a professora aposentada Maria do Carmo Guerra, mais conhecida como "Carmo Guerra", fundadora da "Caminhada dos Seresteiros" e da "Noite do Seresteiro" de Surubim, no Agreste do Estado.

Dona Carmo Guerra também ficou muito conhecida em Surubim como fundadora do Bloco Lírico A Pisada É Essa (Foto: Facebook/Reprodução)
"Dona Carmo Guerra", como era mais conhecida, também foi uma das fundadoras do "Bloco Lírico A Pisada É Essa", que desfila já há alguns anos no tradicional Desfile das Meninas Virgens de Surubim. Na década de 1970, fundou o grupo "Rede Feminina de Combate ao Câncer" e, em 1979, criou a Escola Maternal Marilda Arruda Guerra, no mesmo local onde atualmente funciona o Restaurante Capitu, de propriedade de um de seus filhos, o artista plástico e editor-chefe do jornal Correio do Agreste, Fernando Farias Guerra. 

Literatura era uma de suas paixões e, em 1995, chegou a lançar um livro intitulado "Caderno de Poesias". Dona Carmo era professora do Estado e lecionou por muitos anos na Escola Ana Faustina. Seu velório acontece no Salão Paroquial da matriz de São José no centro de Surubim e o sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério da cidade.