Pages

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

III Conferência Municipal de Saúde de Casinhas defende a qualidade no acolhimento e a humanização da área

Foto: Mário Andrade/Divulgação
Do Blog da Prefeitura de Casinhas
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (03) a III Conferência Municipal de Saúde, que focalizou o tema "Acolhimento: Qualidade na Saúde Para Todos".

A abertura do evento, ocorrido no auditório do Funpreca, aconteceu na parte da manhã, por volta das 9h30, quando foi feita a leitura do Regimento Interno da conferência. Em seguida, duas palestras foram ministradas: "Humanização na Saúde – A sabedoria do acolhimento para qualidade de vida e do trabalho", com a especialista em qualidade e serviço, Sandra Rosa Vespasiano, e "Políticas Públicas de Saúde – Acesso com qualidade e resolutividade", com o psicanalista Cleberson Ananias.

"Conferência vem do verbo 'conferir'. Então, os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos, agentes e os próprios usuários, estão neste momento conferindo como é que está a saúde do município de Casinhas e podendo apresentar sugestões para os próximos anos. Numa conferência você participa, planeja e faz promoção à saúde. Foi bem sugestivo esse tema sobre o acolhimento; um tema subjetivo e contextualizado, mas que anda em voga ultimamente e que, ao mesmo tempo, se faz tão necessário no século 21, quando se almeja a gestão do bom acolhimento no atendimento. De conversar, olhar e escutar o paciente", defendeu o diretor de Epidemiologias da Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM), Alex Queiroz, em depoimento colhido durante o evento pela reportagem do nosso blog.
A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, também falou com a nossa reportagem sobre o tema central abordado na conferência. "O mundo em que nós vivemos hoje é cheio de muitos problemas. A individualidade está reinando e nós temos que fazer alguma coisa para não deixar isso acontecer. Nós precisamos nos humanizar e aprender a acolher as pessoas. Quando nós chegamos a procurar um serviço de saúde é porque estamos precisando ser bem acolhidos, bem tratados e bem recebidos com um sorriso no rosto", refletiu Rosineide.

"Na Saúde, o primeiro tratamento que recebemos é o acolhimento. As pessoas que, por exemplo, procuram um remédio é porque precisam. Imagine chegar num local de atendimento à saúde e ser recebido com cara feia e mau humor. A pessoa que está indo em busca do remédio para se curar vai sair de lá mais doente do que chegou", pontuou.
Fotos: Mário Andrade e Joana Darc/Divulgação
Antes do almoço oferecido pela organização do encontro, houve ainda a formação dos grupos para discussão dos eixos temáticos. Logo após, os grupos voltaram a se reunir para definir a construção das propostas que foram apresentadas e aprovadas na plenária final, além de eleger os seis delegados que participarão da etapa estadual. Foram eles: Josué Silva (Junco), Sueli Fernandes (Centro), Maria Lúcia (Centro), Rejane Lima (Lagoa de Pedra), Maria Betânia (Varjão) e Joana Darc (Vila Chêus).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Patrícia Negromonte, o evento foi "bastante gratificante e participativo"."Porque foi mais uma oportunidade de se discutir metas em saúde para o futuro. E nós estamos trabalhando para que consigamos melhorar cada vez mais a saúde de Casinhas. Junto com a nossa prefeita, temos buscado a cada dia mais ações para que a saúde do município dê realmente um grande salto qualitativo", afirmou.