Pages

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Militar morto em Porto de Pedras, AL, é velado e sepultado em Surubim, PE

Ivaldo Oliveira (Foto: TV Gazeta)

Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

Será enterrado com honras militares, na manhã desta terça-feira (10), no povoado Lagoa da Vaca, zona rural do município de Surubim, em Pernambuco, o soldado da Polícia Militar de Alagoas Ivaldo Oliveira Silva, que foi assassinado, na madrugada da segunda-feira (9), por criminosos durante um assalto ao caixa eletrônico do Bradesco que fica na cidade de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas.

Morto com cerca de 15 tiros após ter sido emboscado no Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Porto de Pedras, sendo executado em uma praça central da cidade, o corpo do soldado foi liberado na noite de ontem do Instituto Médico legal (IML) de Maceió e traslado para Surubim, terra natal do pernambucano, que foi integrado a Polícia Militar de Alagoas em 2006. O corpo será velado em uma igreja de Surubim e depois sepultado no cemitério do povoado Lagoa da Vaca.

"Toda família está transtornada com o que aconteceu. Minha esposa está em choque e não irá ao enterro. Eu vim buscar o corpo do meu filho para enterrar, mas não quero vê-lo. Vou levar o caixão fechado. Sabíamos dos risco quando ele começou a trabalhar na Polícia Militar, mas nunca pudemos imaginar que algo tão cruel pudesse acontecer", lamentou Ivanildo Oliveira, ao relatar que o soldado deixou a esposa e uma filha de 5 anos.

Sede do GPM de Porto de Pedras, local donde o policial foi rendido (Foto: TV Gazeta)
Crime
A cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, amanheceu em clima de medo e insegurança. Na madrugada desta segunda-feira (9). Homens armados arrombaram uma agência bancária, invadiram o Grupamento da Polícia Militar do município e executaram um soldado identificado como Ivaldo Oliveira, natural de Pernambuco, em praça pública.

O crime aconteceu por volta das 3h. De acordo com o tenente Elias, do 6º Batalhão da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, testemunhas contaram que pelo menos oito homens chegaram em duas caminhonetes e arrombaram a agência do Bradesco, no centro da cidade. Alguns deles estavam encapuzados e fortemente armados com pistolas e revólveres. O grupo quebrou um dos caixas eletrônicos do banco usando um pé de cabra e seguiu para o Grupamento da PM, que fica a cerca de 500 metros da agência. Os criminosos renderam o soldado Ivaldo e roubaram as armas da polícia. Eles arrastaram o militar até a casa onde estava um sargento, que trocou tiros com os criminosos. Após o tiroteio, o soldado foi executado com um tiro na cabeça.

Segundo o tenente, dois militares ficam de plantão por turno no GPM, mas, no momento da invasão, o sargento havia saído porque não estava se sentindo bem. "O sargento foi até a casa de uma conhecida, que fica perto do GPM, para tomar um chá. Os criminosos chegaram a chamar por ele na casa, quando houve uma troca de tiros", disse. O delegado que estava de plantão nesta segunda, Rubens Cerqueira de Araújo, o "Cachimbau", informou que os criminosos abandonaram uma caminhonete Hilux de cor prata e placas NNY 7947/AL. "Depois de consultarmos o sistema, descobrimos que essa caminhonete foi roubada no dia quatro deste mês em Viçosa. Os homens fugiram na outra caminhonete, que não foi identificada", contou.

Cachimbau disse que ainda não foi confirmado se os assaltantes levaram dinheiro do caixa eletrônico. Ele falou que, pelos primeiros levantamentos, nada foi encontrado na caminhonete, mas que ela ainda será periciada. Peritos dos institutos de Criminalística e Médico Legal estão no local do crime. A Polícia Militar realiza diligências na região para tentar encontrar o grupo. De acordo com a PM, o soldado pernambucano ingressou na polícia alagoana em 2006. Ele estava lotado no 6º BPM, mas morava em Recife.