Do Blog da Prefeitura de Casinhas
charlesnasci@yahoo.com.br
"Eu nunca havia tido a oportunidade de trabalhar aqui. Essa foi minha primeira chance, em Casinhas, no meu Município". O depoimento foi dito quase instantaneamente, pelo técnico em enfermagem Klebson Oliveira, 30 anos, quando foi questionado sobre qual era o seu sentimento de estar trabalhando em Casinhas e traduz a realidade de muitos jovens casinhenses que, contrariados, tiveram que deixar a terrinha em busca de trabalho em outras cidades.
"Já havia trabalhado em Surubim, em Caruaru, mas aqui nunca. Agora, me sinto valorizado", afirma o técnico, que integra a equipe do Samu, inaugurado recentemente, pela Prefeitura. Assim como aconteceu com ele, outros casinhenses estão tendo agora sua primeira oportunidade de emprego, afastando por completo a necessidade de ter que deixar Casinhas por falta de oportunidade.
|
Equipe do Samu gerou novos empregos. Klebson Oliveira, 30 anos, ao meio, teve sua primeira chance |
Desde cedo, Jenine Camila, 21 anos, sonhava ser professora. Com muita dificuldade, concluiu o curso Normal Médio. No ano que passou, assumiu a primeira sala de aula. Agora, a educadora da Escola Municipal Solon Jerônimo, no Fundão de Baixo, realiza o desejo de cursar a faculdade. "Eu dependia de meus pais para tudo, enfrentamos muitas dificuldades. Amo minha profissão e meus alunos. Para mim, essa oportunidade é importantíssima porque posso pagar minha faculdade e ajudar minha família", comemora.
|
Professora Jenine Camila, 21 anos: ''posso pagar faculdade e ajudar minha família'' |
O município também gera empregos com as obras que executa no setor da construção civil, com novas construções, ampliações e reformas de prédios públicos que está realizando. O ajudante José Carlos Oliveira, 28 anos, está trabalhando na reforma do posto de Saúde do Junco. Morador de Casinhas, ele comemora o fato de ter deixado o emprego na capital. "Eu tenho dois filhos. Trabalhava no Recife, e passar a semana longe é muito ruim. Poder trabalhar, largar e daqui a pouco está em casa com a família é outra coisa", afirma.
|
Ajudante José Carlos Oliveira (com mão no bolso), 28 anos, trabalhava no Recife. Obra da Prefeitura garante emprego e convívio com a família |
A fisioterapeuta Valquíria Freitas assume o desafio de responder pela diretoria administrativa da Unidade Mista Maria Cecília Leal de Miranda, o hospital de Casinhas. Ela chega a ficar até a madrugada para verificar como está o atendimento no hospital. "Fiquei muito honrada, desde o momento em que recebi o convite. Poder ajudar minha querida e amada população de Casinhas, onde nasci e me criei, me motiva e me faz feliz", diz a diretora.
|
Diretora Valquíria Freitas: ''Ajudar onde nasci e me criei me motiva e me faz feliz'. |
A geração de emprego e renda é um dos maiores desafios dos prefeitos em todo país, e está sendo enfrentado com determinação pela gestão Rosineide Barbosa (PSDB). "Estamos nos esforçando muito para estimular a geração de emprego e renda no Município. Cada emprego que conseguimos gerar é motivo de muita comemoração. Sabemos da alegria que todo casinhense tem ao poder trabalhar na sua terra, de ganhar seu sustento aqui mesmo, de estar com sua família e de ajudar Casinhas a se desenvolver", afirma.
|
Obras executadas pela gestão Rosineide Barbosa gera novos empregos |
Com poucos recursos, mas com criatividade, a Prefeitura estimula a geração de renda a partir das ações executadas e programas executados pelo Município. A estratégia inclui ainda o fortalecimento da indústria da confecção, cursos de qualificação profissional, demais parcerias entre produtores locais e o Município e apoio aos micro-empreendedores. "Temos consciência dos nossos desafios. Fortalecer a economia local de um município como Casinhas e fazer o dinheiro circular aqui é algo muito complexo, porque nossa população produz e ganha aqui, mas gasta fora. Agora, até um refrigerante que se consuma em qualquer parte de Casinhas, um pão que se compre, ajuda. A Prefeitura, por exemplo, passou a comprar parte da merenda a produtores rurais locais. As coisas estão começando a mudar. Nesse sentido, vamos trabalhar ainda mais para que mais casinhenses tenham oportunidades", completa a prefeita.
|
Prefeita Rosineide Barbosa estimula geração de renda. Um dos setores mais estimulados é a construção civil |