Pages

sábado, 8 de março de 2014

Rosineide: "Sérgio Guerra nunca me abandonou. Ele era um amigão"

Política e amizade: Sérgio Guerra e Rosineide Barbosa sempre estiveram juntos (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
Do Blog da Prefeitura de Casinhas
charlesnasci@yahoo.com.br

Fidelidade. Este é o maior legado que o ex-senador e ex-deputado federal Sérgio Guerra(PSDB) deixa, de acordo com a prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa(PSDB), que participou nesta sexta-feira, no Recife, do velório do parlamentar, que faleceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado. 
"Eu estou chocada. Muito, muito triste. Gostava muito de Sérgio, tinha nele um grande amigo, eu e minha família. Enquanto político, posso dizer, com toda certeza, que a maior marca dele era a fidelidade. Nem quando eu estive fora da política, ele me abandonou, nem procurou oposição a mim em Casinhas para compor", frisou a prefeita. 
Na última eleição que disputou, Sérgio Guerra esteve na comunidade de Lagoa de Pedra (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
A parceria política entre Rosineide e Guerra é antiga. "Meu pai já votava nele, para federal, e em Eduardo (Campos) para estadual. Aliás, minhas quatro referências políticas são: meu pai, Dr. Arraes, Zé Carlos Guerra, irmão de Sérgio, e ele, que lamentavelmente, nos deixou agora", diz a tucana. A parceria eleitoral aconteceu na segunda gestão Rosineide, na Prefeitura de Casinhas, quando ela deixou o PSB e se filiou ao PSDB de Sérgio Guerra, fazendo dele o federal majoritário no Município.

Clique e leia também:
No Blog do Magno: políticos, entre eles a prefeita de Casinhas, lamentam a morte de Sérgio Guerra

Eleito para o Senado, Rosineide lembra que, nessa época, estreitou os laços de amizade com Guerra. "Ele nos convidava para ir à fazenda. Gostava de conversar com a gente (ela e o marido, secretário Antônio Araújo), às vezes no domingo de noite. Quando eu o chamava de senador , ele dizia imediatamente: 'pra vocês eu sou Sérgio, Rosineide.!' Já na eleição passada, quando ele voltou pra Câmara Federal, e eu novamente votei nele, nessas conversas, eu estimulava a candidatura da filha dele, Helena, que é minha amiga e uma pessoa excelente. E Sérgio dizia 'vocês estão doidas!'... na casa de Sérgio, eu me sentia em casa, ele era um amigão", recorda.
Articulador nato, Guerra fazia política com competência (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
BASTIDORES – A amizade entre a prefeita Rosineide Barbosa e o ex-deputado Sérgio Guerra tem fatos inusitados. Nesta última eleição que disputou, quando a estrada de Casinhas não era asfaltada, ele veio participar de um comício no Montado, zona rural do Município, dirigindo o próprio carro. "A estrada estava horrível, e Sérgio ainda errou o caminho, veio pela Paraíba, passou por todos os buracos do mundo, e o carro sofreu um bocado. Aí, vez por outra ele dizia brincando, ‘você me deve uma BMW!', lembra a amiga.
Mais que um líder político, Rosineide perde um amigo de todas as campanhas (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)
O lado do político pragmático também é destacado pela prefeita. "Sérgio era muito competente. Tinha um poder de articulação fantástico, tanto que dirigiu nacionalmente o partido e coordenou a campanha presidencial do PSDB. Era um conhecedor profundo das questões orçamentárias, em Brasília. Deixa duas emendas empenhadas para Casinhas: uma, pelo Ministério da Integração, para a construção de dois açudes, no Montado e na Chatinha. E outra emenda para equiparmos todas as Unidades de Saúde Básica do Município", adianta.

Rosineide Barbosa, que mais uma vez votaria em Guerra para federal, disse que ainda é muito cedo para falar no assunto, mas que vai conversar com as lideranças do partido para definir um novo candidato.