|
Foto: Facebook/Divulgação |
Por JOSÉ DEYBSON SOUZA DE LIMA* charlesnasci@yahoo.com.br
Hoje, mesmo estando distante, aqui em São Paulo, tenho a oportunidade de escrever sobre essa grande cidade que é Casinhas, que se localiza no interior do meu amado Pernambuco. Casinhas, que por sinal faz divisa com Surubim, a "Capital da Vaquejada", Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a oportunidade de escrever nesta renomada página de notícias na internet, que é o Mais Casinhas, um dos blogs mais acessados aí da região atualmente e, em segundo lugar, quero agradecer ao seu autor, Charles Deodato do Nascimento, jovem de grandes amigos e meu amigo também. Quero lhe dizer muito obrigado, Charles, pela oportunidade que me foi dada de escrever num dos mais renomados meios de comunicação do nosso querido Agreste.
Casinhas é um dos municípios pernambucanos em que o visitante chega e fica impressionado com a beleza da paisagem natural do lugar. A cidade tinha em 2009 14.798 habitantes e possui muitas casas antigas, que lhe dão um ar de "cidade antiga" - tanto no centro quanto no distrito de Oratório, você tem essa impressão. Antes de você chegar no Centro, você passa pelo povoado do Diogo, Vila Chêus, Lagoa de Pedra e, seguindo mais à frente, temos uma pista toda asfaltada. No final dela, você chega na bela cidade de Casinhas, onde vivem pessoas trabalhadoras, alegres, festivas e, principalmente, pessoas de bem com a vida. Em Casinhas você vai encontrar escolas, prefeitura, bares, igrejas, delegacia, padarias, correios, hospital, postos médicos, e as pessoas tem muito orgulho de morarem lá, pois cada um tem uma história de quando chegaram ou de quando nasceram.
Em Casinhas existem várias escolas, sendo as mais conhecidas a Escola Municipal São Luiz, com ensinos de 1º e 2º graus, e a Escola Estadual João XXIII, ambas localizadas no Centro da cidade. Temos a sede da Prefeitura Municipal de Casinhas, onde encontramos muitas pessoas importantes que lá trabalham todos os dias para resolverem os assuntos da cidade, para que a deixem ainda mais bonita do que já é. Lá também encontramos o famoso "Bar de Zé Gonçalves", conhecido por populares como "Zé Bostinha", um pouco antes temos a Igreja de Nossa Senhora das Dores e, bem próximo, a Delegacia de Polícia Civil.
Temos ainda as mais belas e melhores festas: de São Sebastião, em janeiro, Festa do Trabalhador, em maio, São João, Festival de Quadrilhas e Emancipação Política, em junho e julho, e da Padroeira da Cidade, em setembro. É uma cidade muito festeira e por trás desses grandes eventos tem pessoas dedicadas e comprometidas com o trabalho de tornarem essas festas muito belas e inesquecíveis. Já recebeu grande atrações nacionais, entre elas o padre Antônio Maria e o pianista Arthur Moreira Lima. Celeiro de grandes artistas da música que o povo gosta, como Zé Cantor, Damião Show e Marcílio Azevedo, entre outros. São essas festas e os grandes eventos que tornam Casinhas uma cidade linda como hoje ela é. Casinhas é uma bela cidade do interior e por isso quem a visita fica com um gostinho de "quero mais". Quem bebe da água de Pernambuco sempre volta para beber mais.
*José Deybson Souza de Lima é estudante e leitor assíduo deste Blog. |