Pages

quinta-feira, 19 de junho de 2014

"O PHS de Casinhas não apóia a candidatura de Mieca. Ele é individualista e se filiou ao partido errado", dispara Orlando Sales


Orlando Sales, presidente do PHS do município de Casinhas (Foto: Carlos Galhardo/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

O presidente da Executiva Municipal do PHS, Orlando Sales, acaba de me enviar uma nota de esclarecimento, em reposta a matéria postada nesta quinta-feira (19), aqui no Blog, intitulada "Racha no PHS de Casinhas: filiado anuncia candidatura a deputado estadual, mas não terá o apoio dos companheiros da sigla". Confira:

"Em relação às informações divulgadas no seu blog no que se diz respeito a pré-candidatura para deputado estadual do companheiro Luiz Carlos Soares (Mieca), venho por meio desta fazer os seguintes esclarecimentos:

Todo o povo de Casinhas e região e, inclusive o nosso Diretório Estadual, que tem à frente o Sr. Belarmino Souza, sabe do nosso projeto desde o início e até o próprio Luiz Carlos é conhecedor do que estou falando. Então, para que fique realmente esclarecido vou reafirmar mais uma vez: o projeto que o PHS – Partido Humanista da Solidariedade (Casinhas) decidiu em reunião com o grupo é de consenso para apoiar a pré-candidatura a deputado estadual de Dr. Valdir Sales, e para deputado federal, naquele momento, seria uma possível pré-candidatura local, onde nós tínhamos os nomes dos ex-candidatos a vereador (a) Josué Silva e Ceça de Serra Verde.

Posteriormente, apareceu o Luiz Carlos para também fazer parte do nosso projeto, marcamos uma reunião com os membros locais do PHS para a sua filiação no nosso partido, e, naquela primeira reunião, aonde contamos com as presenças das seguintes lideranças: Dé de Tineu, Ceça de Serra Verde, Josué Silva, Zé de Chico, Janete Cabral, Francisquinho do Montado, Seu Cilo da Chatinha, Isaías do Toyota, Orlando Sales, José Roberto (Tareco) e Luiz Carlos (Mieca), e, por incrível que pareça, neste primeiro momento, o Luiz Carlos não se filiou.

Sabe porque? Ele chegou impondo condições, dizendo que só se filiava ao partido se nós garantíssemos a candidatura dele para federal. Após ouvirmos as colocações dele, tentamos fazer com que ele entendesse que nós, de forma alguma, não podíamos garantir que ele fosse o nosso candidato a deputado federal. Até porque, além dele tínhamos outros dois nomes que também fazem parte do nosso projeto, Ceça e Josué, isso no projeto local.

E depois vem o projeto do partido, à nível de estado; então, naquele momento, Luiz Carlos não se filiou, foi embora para Recife, depois de uns dias passados me ligou perguntando como era que fazia para se filiar, e eu simplesmente falei para ele: 'Olhe, você sabe do nosso projeto, se acha que você se identifica realmente com ele, junte-se a nós'. E ele disse: 'Vou me filiar, como eu faço?' Eu respondi: 'Olhe, vou lhe apresentar por telefone ao diretório e você se filia numa boa e seja bem vindo ao partido!' Foi assim que aconteceu a sua filiação.

A impressão que temos hoje é de que Luiz Carlos veio se filiar mal intencionado, porque quando o nosso partido coligou com mais seis partidos dentro de um projeto a nível de estado, para juntos elegermos dois ou três deputados federais, a nossa pré-candidatura com um nome local ficou sem chance, porque os números de vagas diminuíram. A princípio, nós tínhamos vinte e cinco vagas, mas depois, com a união dos seis partidos, se reduziu para oito vagas, e fomos comunicados pelo presidente estadual do PHS, Belarmino Souza: "Se fosse para estadual teria como ser, porque são cinquenta e oito vagas", explicou Belarmino, que é pré-candidato a deputado federal.

Como ele conhece ao fundo o nosso projeto, disse logo: 'Orlando, vocês já tem compromisso com o Dr. Valdir e respeitamos essa decisão de vocês, porque compromisso é compromisso'. Então, na ocasião, ele nos passou a lista de oito pré-candidatos a federal e, dentre os oito, para honrar compromisso e reconhecimento, aderimos ao nome de Belarmino Souza para federal. Se o companheiro Luiz Carlos fosse uma pessoa de grupo e de consenso, teria continuado junto conosco e não se colocar como candidato a deputado estadual e usar o nome do grupo do PHS Casinhas.

Não temos dúvidas que é direito dele e de qualquer um de nós, que somos filiados a qualquer partido político, votar e ser votado, agora sabemos também que não se faz política sozinho, e uma candidatura tem que ter o consenso de um grupo político inicialmente local, mas se o companheiro Luiz Carlos acha que essa forma de fazer política vai ter êxito, que siga em frente.

O que lhe desejamos é que seja feliz em sua trajetória, agora que fique bem claro: o PHS Casinhas não apoia a pré-candidatura do Luiz Carlos, e com essa decisão nossa, não é que somos contra ao nosso partido, somos contra, sim, à atitudes como essa do Luiz Carlos. Pelo perfil apresentado por ele, de total individualismo, não tenho dúvidas de que Luiz Carlos se filiou ao partido errado. O nosso grupo político toma decisões em conjunto, ouvindo as opiniões de todos os seus membros, e não de forma individual. Esse tipo de atitude o nosso grupo não aceita de forma alguma."

Sem mais nada para o momento, 
Atenciosamente, 
Orlando Sales 
Presidente do Diretório Municipal – PHS CASINHAS/PE