Pages

sexta-feira, 27 de março de 2015

Audiência pública debateu projeto do esgotamento sanitário de Surubim

Foto: Divulgação/Reprodução
Do Negócios e Informes (Luís Fernando Germano)
charlesnasci@yahoo.com.br

A Secretaria de Transporte, Saneamento e Urbanismo realizou na noite desta quarta-feira (25), no Auditório do Centro Cultural Dr. José Nivaldo, uma audiência pública para esclarecer à população sobre as atividades da obra do esgotamento sanitário que está sendo executado no município de Surubim. O encontro contou com a participação e apresentação do prefeito do município, Túlio Vieira, do Secretário de Transporte, Saneamento e Urbanismo, Tony Araújo, alguns membros da Compesa, entre eles, o Gerente de Obras do Interior, Bruno Florêncio, a Gestora da Compesa, Zaíra Beltrão, membros da Gerenciadora Concremat, como a Engenheira Coordenadora de Contrato, Maria Gisélia Vanderlei, a Engenheira de Projeto, Gleides Rodrigues, do Supervisor Ambiental, Armando Torres e do Técnico Social, Lúcio Fábio, além de representantes da empreiteira executadora da obra, MRM Construtora.
Foto: Divulgação/Reprodução
Vários esclarecimentos foram feitos e dúvidas tiradas. A população foi informada que, além da implantação de um moderno sistema de esgotamento, com o intuito de realizar o tratamento adequado dos efluentes coletados na cidade, o projeto prevê ainda aplicação de medidas mitigadoras, como trabalho social, ambiental e recuperação da área de preservação permanente do entorno da estação de tratamento de esgoto. Segundo a engenheira coordenadora de contrato, Maria Gisélia Vanderlei, "o objetivo da obra é melhorar a qualidade de vida da população, com a despoluição dos mananciais que contribuem para a bacia do Rio Capibaribe", além de ter reforçado que essa obra é um dos maiores investimentos do Governo Federal em termos de saneamento no Estado de Pernambuco.

O prefeito do município, Túlio Vieira, destacou a importância da obra para toda a população. "Essa gigantesca obra irá oferecer mais qualidade de vida e bem estar. Depois de concluída, será uma obra que vai marcar a cidade de Surubim", destacou Vieira. De acordo com o Secretário de Transporte, Saneamento e Urbanismo, Tony Araújo, "a participação da população é de extrema importância, principalmente para fortalecemos o apoio ao empreendimento que a cidade está recebendo com esta nova estrutura de saneamento".
Foto: Divulgação/Reprodução
Ainda na ocasião, também foi destacado as parcerias que a Secretaria e a Prefeitura firmaram com a Compesa, a gerenciadora Concremat e a empreiteira executadora da obra, MRM Construtora. A obra está sendo realizada através do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco com recursos do Governo do Estado e financiamento do Banco Mundial (BIRD). O sistema constará de 175,3 km de redes coletoras e ramais; 21.000 caixas coletoras de esgoto; 1.053 poços de visita; 5,5 km de emissários; 09 estações elevatórias (sistemas de bombeamento); e 01 estação de tratamento de esgoto.