|
A prefeita Rosineide Barbosa visitou todas as salas temáticas do seminário e também aproveitou para reivindicar mais ações para o município de Casinhas (Foto: Danda Tavares/Divulgação) |
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br
Foi bastante expressiva a participação casinhense no Seminário Todos por Pernambuco - Etapa Agreste Setentrional, realizado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (09) na Escola Técnica Antônio Arruda de Farias, em Surubim. A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, compareceu ao evento acompanhada de numerosa comitiva, incluindo todos os vereadores da sua base aliada, assessores, secretários e diretores municipais. Praticamente todas as salas temáticas do seminário contaram com representantes daqui do município. Ao todo, foram oito temas discutidos nesses grupos: Educação e Cultura; Saúde; Cidadania; Segurança; Habitação e Infraestrutura; Economia, Sustentabilidade e Inovação; Água e Desenvolvimento Rural.
A sala mais procurada foi a de Educação e Cultura, com 240 inscritos, que foi comandada pelo secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja. Por lá, anotamos as presenças da nova secretária de Educação de Casinhas, Magda Roberta; da sua antecessora e nova secretária de Finanças, Laura Souza; da diretora administrativa da Educação, Gilberta Arruda; do diretor do EREM João XXIII, Manoel Basílio; das diretoras das escolas São Luiz (Centro), Luiz Ventura (Lagoa de Pedra) e Antônio Francisco de Paula (Bengalas), Elizângela Correia, Maricely Almeida e Suzany Domingues, respectivamente; além de Cícera Mota (Escola Professor Daniel, Montado), do poeta Klebson Oliveira e dos blogueiros Charles Nascimento e Florisvaldo Barbosa, dentre outros.
|
Foto: Danda Tavares/Divulgação |
|
Foto: Facebook/Divulgação |
|
Foto: Facebook/Divulgação |
A secretária Laura Souza solicitou apoio na realização de capacitação dos professores da rede municipal que atuam na séries iniciais e na implantação de uma patrulha escolar rural; enquanto o diretor Manoel Basílio pediu a atenção especial do governo no sentido de que seja realizada a reforma completa da EREM João XXIII. Na parte cultural, o pastor e blogueiro Florisvaldo Barbosa fez criticas à falta de investimentos por parte do governo estadual a eventos religiosos e culturais, questionando o direcionamento de altos recursos exclusivamente para eventos como o Carnaval pernambucano. "A gente não vê isso acontecendo, por exemplo, durante a Páscoa, quando a grande maioria das cidades do Estado encenam com muita dificuldade a Paixão de Cristo, que é o tipo de evento que realmente faz bem às famílias", justificou.
Na sala de Habitação e Infraestrutura, a coordenadora do CRAS de Casinhas, Alessandra Soares, cobrou agilidade na conclusão das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, assim como reivindicou que seja feita a sinalização da PE-102, seu alargamento e acostamento adequado; o recapeamento dos 4 km de paralelepípedos da rodovia, além de análise sobre a quantidade das lombadas existente no trecho do calçamento. Já na sala Segurança, o município foi representado pelo diretor de Cultura e Turismo, Gerailton Leal, o vereador Sinha do Junco e o blogueiro e funcionário da Secretaria de Infraestrutura, Daniel Melo. O assessor especial da prefeita, Agaci Soares, participou da sala Desenvolvimento Rural.
|
Foto: Danda Tavares/Divulgação |
|
Foto: Danda Tavares/Divulgação |
|
Foto: Danda Tavares/Divulgação |
|
Foto: Facebook/Reprodução |
AGRESTE - A abertura da rodada do Agreste do Seminário Todos por Pernambuco registrou a presença de 1.419 pessoas no município de Surubim, na Escola Técnica Antônio Arruda de Farias, nesta quinta-feira. O número superou o observado nos eventos realizados em março no Sertão, quando o Seminário passou por seis cidades. Além da população de Surubim, as câmaras temáticas contaram com representantes de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes; todas no Agreste Setentrional.
O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, que é natural de Surubim e responsável pela realização do Todos por Pernambuco, lembrou que essa é uma etapa de reflexão, de discutir o futuro do Estado, da região. "Todas as sugestões apresentadas pela população, nas discussões, serão analisadas e incorporadas ao plano de governo", afirmou.
Em seu discurso, o governador Paulo Câmara destacou a importância de ouvir as pessoas e o seu compromisso em ser gestor público e prestar um serviço público de qualidade para todos. "Hoje, ao completar cem dias do meu governo, não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo. Iniciamos bem. Demos início ao processo de discussão sobre o futuro de Pernambuco. E aqui, nesta cidade onde tive o prazer de morar por dois anos, viemos ratificar o que assumimos ainda na nossa campanha e, por meio de um processo de transparência, queremos escutar as críticas de vocês. O Brasil vive uma crise, mas trabalhando e, escutando vocês, vamos conseguir superar essa fase difícil que passamos hoje", disse Câmara, que, na ocasião, afirmou que "os compromissos já assumidos seriam cumpridos".
|
Foto: Danda Tavares/Conexão Cumaru |
|
Foto: Danda Tavares/Conexão Cumaru |