Pages

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

TCU rejeita por unanimidade as contas de Dilma Rousseff de 2014

É a primeira vez na era moderna que acontece uma rejeição como essa. Tribunal acredita que governo tentou ocultar um rombo de R$ 106 bilhões
Foto: Google Imagens/Reprodução
Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

Em um parecer destruidor, aprovado por unanimidade, os ministros do Tribunal de Contas da União disseram que o governo Dilma Rousseff escondeu do país o real estado das contas públicas. Para o TCU, o governo usou truques e manobras para tentar ocultar um rombo de R$ 106 bilhões, muito maior do que se estimava anteriormente. O parecer do TCU vai para o Congresso, que decidirá o que fazer. Líderes de partidos de oposição acompanharam, na primeira fila, a sessão do TCU lado a lado com o advogado-geral da União, responsável pela defesa do governo.

Clique e confira também:
TCU deve julgar hoje contas de 2014 do governo Dilma

Depois do resultado unânime pela rejeição das contas do ano passado, o ministro da AGU foi econômico e disse que o trabalho não acabou mas não explicou qual vai ser a reação do governo. "O trabalho que nós fizemos no tribunal vai continuar. Nós temos convicção na qualidade do trabalho, evidentemente é um relatório, é um parecer que vai ser ainda objeto de análise", diz Luís Inácio Adams, advogado-geral da União. O Congresso é quem vai dar a palavra final. O interesse da oposição é que as contas de 2014 sejam votadas logo.

"A decisão é técnica e respaldada na Legislação. Houve infração, houve descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora caberá ao Parlamento brasileiro avaliar as consequências naturais dessas contas que foram julgadas tecnicamente e oferecer a visão política, que deve ser na direção da rejeição das contas pelo Parlamento e ao mesmo tempo, também, avaliar o 'cometimento' de crime por parte da presidente Dilma Rousseff", declara o deputado Mendonça Filho (DEM/PE), líder do Democratas no Congresso.

Continue lendo a matéria clicando aqui.