Pages

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

DATAFOLHA I Lula é o campeão de rejeição e Aécio larga em 1º com 31% das intenções de voto

Foto: Google Imagens/Reprodução
Do BLOG DE INALDO SAMPAIO
charlesnasci@yahoo.com.br

Pesquisa do Datafolha divulgada neste final de semana revela que o ex-presidente Lula é o campeão de rejeição para a sucessão presidencial de 2018. De acordo com o levantamento, que foi divulgado pelo 
jornal "Folha de São Paulo", 47% dos eleitores não votariam no petista de jeito nenhum. O índice de rejeição a Aécio Neves (PSDB) é de 24%, o de Michel Temer (PMDB) 22% e o de Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) 17%. O Datafolha fez 3.541 entrevistas em 185 municípios de 24 estados entre quarta e quinta-feira da semana passada. A margem de erro da pesquisa e de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Foto: Google Imagens/Reprodução
A mesma pesquisa revela que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ganharia a eleição para a presidência da República, caso o pleito se realizasse hoje. Ele teria 31% das intenções de voto, ante 22% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Marina Silva (Rede) viria em terceiro com 21%, o que significa empate técnico com o líder petista. Luciana Genro (PSOL) teria 3% e Eduardo Paes (PMDB) e Eduardo Jorge (PV) 2%. Em relação à pesquisa feita no primeiro semestre, Marina subiu três pontos percentuais e Aécio caiu quatro (tinha 35%). Num cenário com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ele teria 18%, Marina 28% e Lula 22%. Numa simulação de segundo turno entre Aécio e Lula, o tucano bateria o petista por 51% a 32%.