Pages

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Polêmica entre vereadores de Surubim: Bomba cobra transparência da Prefeitura e Dr. Vavá do Governo do Estado

SEIS E MEIA DÚZIA: "Esse Pedido de Informação que o senhor está apresentando é uma cópia" (Foto: Carlos Galhardo)
Do BLOG DE ALBÉRICO CASSIANO
charlesnasci@yahoo.com.br

Na sessão desta quinta-feira (12) da Câmara Municipal, o vereador Luciano Medeiros (PSD), conhecido como Bomba, cobrou transparência da Prefeitura na contratação dos caminhões pipa, utilizados para distribuição de água para população de Surubim. "Precisamos saber quantos carros estão contratados, quanto está se pagando, nome completo dos donos do carro, placa dos veículos, quais as comunidades que estão sendo atendidas e quantas viagens cada um está fazendo por dia", disse, no plenário da Casa Euclides Mota. Ainda de acordo com o vereador Bomba, já haveria indícios de que os proprietários desses veículos já teriam suspendido o fornecimento d’água por falta de pagamento, o que prejudicaria muito a população, neste período da forte crise hídrica que Surubim enfrenta com o colapso da Barragem de Jucazinho.
PELA TRANSPARÊNCIA DA AGUA: vereador Vavá (PT) apresentou Pedido de Informações idêntico ao de autoria do vereador Bomba (PSD) (Foto: Carlos Galhardo)
OUTRO LADO – o líder do PT, vereador Josivaldo da Silva, conhecido como Dr. Vavá, após a aprovação do Pedido de Informações cobrando transparência nos contratos com carros-pipa da Prefeitura, foi ao plenário cobrar a mesma transparência do Governo do Estado por meio do IPA, em Surubim. "Sei que a Prefeitura vai enviar as informações que o vereador Bomba pede, é bom que o Governo do Estado, o secretário Nilton Mota, e o representante do IPA digam aqui também quantos carros estão contratados, quanto está se pagando, nome completo dos donos do carro, placa dos veículos, quais as comunidades que estão sendo atendidas e quantas viagens cada um está fazendo por dia", afirmou. "Esse Pedido de Informação que o senhor está apresentando é uma cópia", protestou o vereador Bomba.

"O pedido é informal, o secretário envia as informações se quiser. Mas é bom frisar que a responsabilidade do abastecimento d’ água é do estado. A prefeitura e o exército estão apoiando. As escolas e os postos de saúde estão abastecidos", completou o vereador Vavá. Os vereadores frisaram que os carros dos do Ipa e do Exército podem abastecer apenas a zona rural do município. Atualmente, 65% da população de Surubim estão concentrados na zona urbana e os programas de distribuição de água em carros-pipa executados pela Prefeitura de Surubim, Governo do Estado (Ipa) e Exército não são integrados, ou planejados em conjunto.