Pages

sábado, 14 de novembro de 2015

Secretaria de Saúde de PE reforça apuração de casos de microcefalia

Equipe médica procurará famílias que não foram ouvidas nos hospitais. Decisão foi tomada durante uma reunião com epidemiologistas nesta quarta
Imagem: Google Imagens/Reprodução
Do G1 PE
charlesnasci@yahoo.com.br

Após o Ministério da Saúde decretar emergência em saúde pública, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) em Pernambuco resolveu intensificar as investigações quanto ao aumento no número de casos de microcefalia em Pernambuco. Além de continuar a coletar informações em prontuários dos hospitais, uma a equipe médica vai persistir e procurar, em casa, famílias que não foram ouvidas nas unidades de saúde.

A decisão foi tomada durante uma reunião com epidemiologistas, realizada na noite desta quinta-feira (12). "Ficou decidido que precisamos continuar a ida aos hospitais para coletar informações dos prontuários. Em alguns casos em que a gente não conseguir fazer a entrevista com a mãe no próprio hospital, vamos até as residências", esclareceu a diretora em vigilância epidemiológica da SES, Patrícia Ismael.

Clique e confira também:

Para que os casos sejam notificados, a secretaria está levando em consideração, inicialmente, o perímetro cefálico dos recém-nascidos. "A Secretaria optou por ser mais sensível. Para que esses casos sejam conhecidos, a gente relacionou a questão da microcefalia ao perímetro cefálico de menos de 33 centímetros", comunicou Patrícia.No entanto, é importante realizar também exames laboratoriais, tanto de sangue quanto de imagem, para definir melhor a doença. "Até o momento a gente não sabe a etimologia, por isso que é uma gama muito grande de exames para serem feitos", completa a diretora.

Continue lendo clicando aqui.