Pages

quinta-feira, 14 de julho de 2016

21 ANOS: Estrelas do repente como Ivanildo Vilanova e Zé Viola agitam o II Festival de Violeiros de Casinhas nesta quinta-feira

Zé Viola e Ivanildo Vilanova (Foto: Google Imagens/Reprodução)

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Alguns dos melhores violeiros do Nordeste estarão levando a arte do improviso e da cantoria ao II Festival de Violeiros de Casinhas, que acontece na noite desta quinta-feira (14), a partir das 19h30, no Auditório do Funpreca, agitando a programação especial do aniversário de 21 anos de emancipação política da cidade. Serão quatro duplas formadas por nomes consagrados como Ivanildo Vila Nova, Valdir Teles, Rogério Meneses, Raimundo Caetano, Hipólito Moura, Antônio Lisboa, Edmilson Ferreira e João Lourenço, além da participação especial de Zé Viola e do declamador casinhense Klebson Oliveira. A apresentação e organização ficará a cargo do poeta e produtor cultural Nêgo do Manduri.

Você também viu?
21 ANOS: Poeta Klebson Oliveira declama no II Festival de Violeiros de Casinhas
Do time de estrelas, Ivanildo Vila Nova e Zé Viola são os dois nomes mais aguardados do evento. Vilanova é um dos mais populares cantadores nordestino, conhecido, entre outros trabalhos, pela composição "Nordeste Independente", ao lado do parceiro Bráulio Tavares, e imortalizada em gravação da paraibana Elba Ramalho. Ivanildo nasceu em Caruaru, em 1945. Por influência da família, seguiu a carreira, tornando-se profissional aos 18 anos. Ele é um dos principais responsáveis pelo reconhecimento do ofício de repentista e cantador, deixando no passado uma época na qual não havia cachê, horário para apresentações, contratos e valorização da difícil arte de fazer versos de improviso.

Já Zé Viola tem mais de 20 anos de estrada. Ele nasceu na pequena Boicana, no Sertão do Piauí, e começou sua trajetória como cantador em São Paulo, em 1987. Depois de algum sucesso por lá, fez, em 1994, o caminho de volta. Atualmente mora em Teresina, mas vive com o pé na estrada. Além de todo o Nordeste, onde estão os melhores cantadores, costuma fazer apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém. Assista, no vídeo abaixo, uma apresentação com a dupla: