Pages

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

HOJE: Noite de superlua na véspera de feriado

Aproximação entre o satélite e a Terra poderá ser melhor observada entre as 17h30 e as 19h de hoje (Foto: Google Imagens/Reprodução)
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

Independentemente de onde você estiver hoje, haverá algo especial para ver no céu. Será possível observar a maior superlua dos últimos 68 anos, que ficará visível de qualquer ponto de Pernambuco nesta véspera de feriado da Proclamação da República. Para quem está no litoral ou interior do estado, pontos de contemplação não faltarão. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), não há previsão de chuvas em nenhuma região do estado na noite de hoje. O fenômeno é chamado de perigeu, momento em que o satélite fica mais próximo da Terra. Neste ano, a Lua estará a 356.511 quilômetros - a média é de 384,4 mil km.

A última vez que isso aconteceu foi em 1948 e a próxima será em 2034. Vale ressaltar que as superluas aparecem 14% maiores e 30% mais luminosas que as luas comuns. Um dica importante é investir no momento do crepúsculo, entre as 17h30 e as 19h. Neste instante, o céu estará claro e a Lua estará grande e ainda baixa. Com exceção do eclipse da superlua de 2015, não houve nem haverá por muito tempo uma lua cheia tão especial, mesmo que curiosamente tenham havido três superluas em três meses. A anterior ocorreu em 16 de outubro e a última será em 14 de dezembro.