Pages

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MEDIDA: Calendário de abastecimento de água é ampliado em Surubim

Surubim passa a ter dois dias com água e 24 sem a partir desta segunda. Medida é necessária para preservar a água da barragem de Pedra Fina (Foto: Google Imagens/Reprodução)
Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

Surubim, no Agreste de Pernambuco, irá sofrer mudanças no abastecimento de água. A informação foi divulgada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) nesta segunda-feira (30). Devido a escassez de chuvas na região, a retirada de água da Barragem Pedra Fina - que fornece a água para o Sistema Palmerina - será diminuída.

De acordo com a Compesa, essa medida é necessária para preservar a água da barragem - que atualmente comporta com 27% da capacidade total, que é de 6,2 milhões de metros cúbicos. Para garantir o abastecimento, o calendário de distribuição será ampliado com um rodízio de dois dias com água e 24 dias sem.

"A solução para regularizar o abastecimento nesses municípios, mesmo na ausência de chuvas, é a Adutora do Siriji, obra emergencial, já em andamento, que vai levar água de Vicência, na Zona da Mata Norte, para esses municípios do Agreste Setentrional", disse o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo.

O Ministério da Integração Nacional iniciou em novembro de 2016 a construção de uma adutora que vai interligar o Sistema Produtor do Siriji ao Sistema Integrado Palmerinha com previsão de conclusão da obra para maio deste ano. A está orçada em R$ 33 milhões.