Pages

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Raquel, Lupércio, Anderson e Miguel são as novas caras da política de Pernambuco

Raquel Lyra tornou-se a primeira prefeita de Caruaru (Foto: Facebook/Divulgação)
Do BLOG DE INALDO SAMPAIO
charlesnasci@yahoo.com.br

Foram empossados no final da tarde do último domingo (1º) os novos prefeitos de Olinda, Professor Lupércio (SD), de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR), de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e de Petrolina, Miguel Coelho (PSB). Todos integram a nova geração de políticos pernambucanos e terão futuro político no Estado dependendo do desempenho que tiverem.

Lupércio, que era deputado estadual, foi a grande zebra da eleição de Olinda. Ele desbancou a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) no primeiro turno e o advogado Antonio Campos (PSB) no segundo. Ele manteve as mesmas 14 secretarias herdadas do seu antecessor Renildo Calheiros (PCdoB) e garantiu que nenhum membro do PCdoB fará parte do seu governo. Seu vice é o advogado Márcio Botelho.

Em Jaboatão, o prefeito Anderson Ferreira (PR) foi empossado pela Câmara ao lado do seu vice Ricardo Valois (PR). Ele é filho do ex-deputado Manoel Ferreira, um dos líderes em Pernambuco na Igreja Assembleia de Deus. Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) foi empossada na Câmara Municipal e de lá seguiu para a prefeitura a fim de receber o cargo das mãos do seu antecessor, José Queiroz (PDT), que lhe apoiou no segundo turno. O vice é o também tucano Rodrigo Pinheiro (PSDB).

No primeiro turno, o candidato do prefeito foi o vice, Jorge Gomes (PSB), que obteve apenas 18 mil votos, ficando na quarta colocação. Perdeu para Tony Gel (PMDB), Raquel Lyra (PSDB) e Erick Lessa (PR). Em Petrolina, também foram empossados no final da tarde deste domingo o prefeito Miguel Coelho (PSB) e sua vice Luska Portela (DEM). Miguel, filho do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), reconquistou a prefeitura que já fora administrada por seu pai em três ocasiões. Em 2012 o candidato do PSB foi seu irmão, Fernando Filho, hoje ministro de Minas e Energia, que foi derrotado por Júlio Lossio (PMDB).