Pages

terça-feira, 4 de julho de 2017

TELEVISÃO: Xuxa e Faro gravam com menina pernambucana que salvou livros de enchente

Rivânia, de 8 anos, comoveu o país ao ser vista salvando os livros escolares das fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Sul e parte do Agreste do estado
Menina foi recebida por Xuxa em São Paulo e
equipe da Record esteve na sua casa em
São José da Coroa Grande (Fotos: Cortesia)
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

A pernambucana Rivânia foi recebida por Xuxa nos estúdios da Record, em São Paulo. A apresentadora se comoveu com a história da menina de 8 anos de idade que foi vista salvando os livros escolares da enchente que atingiu a Zona da Mata Sul e parte do Agreste do estado em maio deste ano e deixou mais de 55 mil pessoas desabrigadas. A estudante, moradora de Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande, a 117km do Recife, está na capital paulista a convite de Rodrigo Faro, que vai contar a sua história no programa Hora do Faro do dia 9 de julho.

No dia 13 de junho, uma equipe da emissora esteve na casa de Rivânia para fazer as primeiras gravações da reportagem. No dia seguinte, o apresentador apareceu de surpresa na praça da cidade e se encontrou com a garota. "Não sabemos ao certo como vai ser. Eles trouxeram uma bicicleta para ela e a presentearam com livros. Fizeram imagens na escola e na casa em que ela mora. Rivânia foi convidada para viajar para São Paulo e participar do programa e lá ela vai ter uma surpresa", explicou Ana Carla Santos, vizinha da família de Rivânia.
Foto: Google Imagens/Reprodução
A garota estuda na Escola Municipal Várzea do Una e mora em São José da Coroa Grande com os avós, Maria e Eraldo. Assim como milhares de pessoas, eles perderam móveis, eletrodomésticos e roupas por conta das fortes chuvas no interior do estado e precisaram salvar os pertences em um barco. Foi quando o fotógrafo Valter Rodrigues fez o registro que comoveu o país. Ela teve sua história contada também no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Globo, no início do mês. 

DESABRIGADOS - De acordo com informações divulgadas pelo Gabinete de Crise montado pelo Governo do Estado no dia 17 de junho, 35,8 mil pessoas estavam, fora de casa em Pernambuco, sendo 2,064 mil desabrigadas e 33,779 mil desalojadas. No total, 27 municípios decretaram estado de emergência depois das chuvas e uma média de 7,3 mil residências foram afetadas. Mutirões de doação de alimentos e roupas foram organizados, além de iniciativas para a emissão de novas vias de documentos como certidão de nascimento, casamento, óbito, carteira de identidade e cadastro de pessoa física (CPF).