Pages

sexta-feira, 23 de março de 2018

AÇÃO: PSE realiza atividades educativas contra o tabagismo em Casinhas

Palestra sobre combate ao fumo, ministrada
pela coordenadora do PSE, Elizângela Leandro
(Foto: Divulgação/Reprodução)
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O Programa Saúde na Escola (PSE) promoveu esta semana uma importante ação com atividades educativas contra o tabagismo no município de Casinhas. Na quarta-feira (21), a coordenadora municipal do PSE, Elizângela Leandro, ministrou palestra no Sítio Montado (em parceria com o PSF da comunidade) sobre os malefícios do fumo e o benefícios do abandono do vício para a saúde. Na ocasião, também foi criado um grupo de controle ao tabagismo.
Fotos: Divulgação/Reprodução
Na quinta (22), a ação aconteceu no Sítio Serra Verde, com o apoio do PSF da localidade. "Lá, tivemos o segundo encontro com o grupo de tabagismo do PSF. Realizamos palestra e algumas atividades educativas sobre o combate ao tabagismo e demos início ao tratamento com medicamentos. Na ocasião, em virtude da passagem do Dia Mundial da Água, também aproveitamos para falar da importância da água para todos nós", disse Elizângela Leandro.
Fotos: Divulgação/Reprodução
TABAGISMO NO PAÍS

O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica, resultante da dependência à droga nicotina, e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, asma, DPOC, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. O número de mortes relacionadas ao tabagismo no Brasil é de 156 mil ao ano, tendo como base 2015, quando o estudo foi realizado pela pesquisadora Márcia Pinto, do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz.
Grupo de tabagismo do PSF Serra Verde
(Foto: Divulgação/Reprodução)
De acordo com os dados compilados por ela, o país registrou 478 mil infartos e internações devido a doenças cardíacas e 378 mil de doenças pulmonares provocadas pelo cigarro. Além disso, o tabaco gera uma perda econômica de R$ 56,9 bilhões ao ano, por causa do custo do tratamento das doenças relacionadas ao tabaco, da perda de produtividade dos fumantes que adoecem e por causa das mortes prematuras. Com informações de O Globo.
Grupo de tabagismo do PSF Montado
(Foto: Divulgação/Reprodução)